Nesta terça-feira (24), será comemorado o “Dia do Paciente da Fundação Hemominas”. A programação estende-se até o dia 26 em algumas unidades da Fundação. Em Minas Gerais, doenças hereditárias como anemia falciforme, hemofilia, talassemia, Doença de von Willebrand, Trombastenia de Glanzman são tratadas nos ambulatórios da Hemominas. Essas doenças possuem apresentações clínicas específicas e atingem cerca de seis mil pessoas no Estado, mas ainda são pouco conhecidas pela população.

A entidade, em consideração às peculiaridades dessas pessoas e observando a necessidade da melhoria das condições gerais de vida das mesmas, instituiu, em 2003, o “Dia do Paciente da Fundação Hemominas”, no dia 24 de junho. Segundo a diretora técnico-científica da Hemominas, Júnia Mourão Cioffi, o objetivo é que a data se torne um marco anual de divulgação e discussão sobre as coagulopatias e hemoglobinopatias. "Com esse ato institucional, a Hemominas deseja dar conhecimento à sociedade da realidade dos seus pacientes”, afirma.

Para este ano o tema das comemorações juninas dão o tom do “Dia do Paciente” nas unidades da Fundação. Além de comidas típicas, as unidades organizam também apresentação teatral, exibição de filme e palestras. Em Patos de Minas a Festa Junina vai acontecer a partir das 15:00 horas com muita animação.