O hospital São Lucas possui 20 leitos de UTI Neonatal e 20 leitos de UTI adulto e pode chegar a 50 leitos.
Pacientes em situação de emergência precisam contar com a sorte para conseguir uma vaga de UTI em Patos de Minas. A reclamação vem de familiares de doentes que precisaram de internação e não encontraram vagas. Os médicos do Hospital São Lucas confirmam a necessidade de mais leitos na Unidade de Terapia Intensiva para atender uma demanda que cresce a cada dia.


Magna Ranielle de Oliveira - Técnica em enfermagem

A técnica em enfermagem, Magna Ranielle de Oliveira viveu momentos de angustia há alguns dias. Mesmo trabalhando em um hospital, ela não conseguiu vaga em uma UTI para internar o avô, paciente em estado grave. “Nós tivemos que esperar vários dias, até que surgisse uma vaga para ele”, conta Magna.

Harley Antônio Barbosa, controlador do SUS Fácil no Hospital São Lucas, disse que os pedidos por leitos de UTI não param de chegar, mas a resposta é a mesma, não há vagas disponíveis. O médico José Maria de Matos, coordenador de um dos CTIs do Hospital São Lucas disse que, às vezes, é obrigado a escolher o paciente que vai ocupar o leito.

A direção do Hospital São Lucas disse que tem interesse em ampliar o número de leitos de UTI na cidade. O hospital possui 20 leitos de UTI Neonatal e 20 leitos de UTI adulto e pode chegar a 50 leitos. A diretora Danielle Piau Vieira informou, no entanto, que o credenciamento pelo SUS depende do governo do Estado. Ela disse que um mês é suficiente para abertura de 10 novas vagas.

O médico José Maria Matos disse que seriam necessárias pelo menos 20 vagas para atender a demanda que vem de diferentes partes do Estado. As UTIs são credenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde e atendem a todo o Estado de Minas através de uma central de regulação. A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, informou que já está negociando com o estado a abertura de novos leitos de UTI.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, o Sistema Único de Saúde também estuda a possibilidade de aumentar o valor que é pago pelas internações em UTIs para atrair outros hospitais e fazer com que eles se interessem em receber os pacientes de UTI pelo SUS.

Autor: Maurício Rocha