Duas chapas de ferro imitam a abertura do caixa eletrônico. Nelas, os bandidos amarram linhas para impedir que o envelope caia no caixa.
Os correntistas que utilizam os caixas eletrônicos das agências bancárias para fazer depósito e para pagar contas, devem ficar atentos a uma nova modalidade de golpe. Os bandidos estão usando um equipamento arcaico, mas eficiente para tirar o dinheiro dos correntistas. Um adolescente de 16 anos descobriu a fraude em uma agência bancária de Patos de Minas e acionou a Polícia Militar nesse fim de semana.

O garoto fazia o depósito de dinheiro no caixa eletrônico de uma agência bancária no cruzamento das ruas Major Gote e Tenente Bino quando percebeu que havia algo de estranho. O espaço destinado à colocação dos envelopes estava apertado demais. Em uma observação mais minuciosa ele detectou a engenhoca usada pelos bandidos para ficar com o dinheiro do depósito.


O equipamento é bem simples. Duas chapas de ferro imitam a abertura do caixa eletrônico. Nelas, os bandidos amarram linhas ou fio dental, como ocorreu nesse caso, para impedir que o envelope com o dinheiro caia no caixa eletrônico. Quando o correntista vai embora os golpistas retiram o equipamento e o envelope que fica preso na armadilha.

O adolescente percebeu que os equipamentos foram instalados em três caixas eletrônicos da mesma agência. Ele mesmo retirou as peças e acionou a Polícia Militar. Foi o primeiro golpe desse tipo registrado em agências bancárias de Patos de Minas e serve de alerta. Quem usa o caixa eletrônico de agências bancárias deve aguardar a emissão do recibo. Se isso não ocorrer a orientação é para que acione a PM e registre o fato.

Autor: Maurício Rocha