O Patos Hoje já mostrou diversos imóveis do estado que estão em situação de abandono ou subutilizados em Patos de Minas. Desta vez, nossa reportagem fala da Escola Estadual Coronel Osório localizada no bairro Brasil. Com as atividades encerradas desde o ano de 2018, a escola hoje funciona com produção de conteúdo para alunos com necessidades especiais. O Governador Romeu Zema esteve na capital do milho e falou sobre esses imóveis do estado.

De acordo com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, as atividades na Escola Estadual Coronel Osório foram suspensas por causa da falta de demanda de alunos. Segundo Carlos, a escola que possui apenas seis salas já estava com uma grande defasagem de discentes em 2017. “Nós tínhamos em média, 10 alunos por turma”, disse ele. Em 2018, não resistiu e precisou fechar as portas para o ensino regular. Os alunos foram remanejados para a Escola Municipal Frei Leopoldo e para a Escola Estadual Santa Terezinha.

Nossa reportagem esteve na escola e registrou imagens de como está a situação do prédio. Por fora, atos de vandalismos chamam a atenção, são pichações por todos os cantos do muro. Por dentro, pequenas árvores plantadas de um lado e o completo inverso do outro. Nós registramos mato alto, grama morta e muita sujeita. Os muros apresentam rachaduras por toda a extremidade e no portão um cadeado mostrando que a escola está fechada.

O Governador Romeu Zema esteve em Patos de Minas nessa última semana e falou sobre a situação dos imóveis do estado que estão abandonados ou subutilizados na capital do milho. Zema disse que, dependendo do contrato, fica muito caro devolver o imóvel por causa da multa que é preciso pagar. Ele ainda disse que “o estado já otimizou bastante a situação dos imóveis, mas sempre há alguma coisa a ser feito” e relatou que muito imóveis pertencem a autarquias que o governo ainda precisa fazer um tratamento para uso.

Ele ainda reafirmou que os processos estaduais são muito mais lentos que a normalidade. “Às vezes um imóvel que pertencia ao DER, ao Corpo de Bombeiros não pode simplesmente ir lá e ocupar o espaço. É preciso uma série de trâmites legais e, dentro do estado, é tudo um pouco mais lento”, disse o governador. O Patos Hoje já mostrou que existem outros prédios abandonados na cidade, também pertencentes ao governo mineiro, como é o caso do antigo CSU, o DER, a antiga sede do Corpo de Bombeiros entre outros. Enquanto esses imóveis seguem abandonados, órgãos públicos pagam aluguel como ocorre com a Superintendência Regional de Ensino, a Receita Estadual, o UAI entre outros.