A arquitetura moderna de alguns prédios impressiona.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, Flávio Mathias e o presidente da Agência para o Desenvolvimento de Patos de Minas, Daniel Resende, acabam de voltar de uma missão empresarial na China e estão entusiasmados com a possibilidade de incluir os produtos da região na parceria comercial do Brasil com o país mais populoso do mundo. Eles colheram informações que estão sendo repassadas para autoridades e empresários locais.

A Canton Fair é a maior Feira de Exportação e Importação da China. Ela é realizada em duas edições anuais desde 1957 e este ano reuniu empresários e autoridades de mais de 200 países. O Brasil foi representado por uma comitiva que reuniu empresários de diferentes Estados. A viagem pode estreitar os negócios entre os dois países. Daniel Resende e Flávio Mathias voltaram entusiasmados.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial  de Patos de Minas, Flávio Mathias, os chineses demonstraram um interesse especial pelo Brasil pela capacidade que o país tem de oferecer alimento, que é o que eles mais precisam. A China tem uma população de 1,3 bilhões de pessoas para alimentar. Grãos em geral, carne, leite, sucos são alguns exemplos do que podem ser vendidos com facilidade.

Na missão, os empresários patenses também puderam sentir a preocupação dos chineses em manter a parceria com o Brasil. Eles sabem que precisam comprar dos brasileiros para manter o equilíbrio da balança comercial e para não perder o parceiro, o único que tem condições no planeta de matar a fome da gigante população chinesa.

O trabalho dos presidentes da Adesp e da Acipatos, agora, será o de divulgar as informações coletadas na feira, facilitando  assim o acesso dos empresários da região ao mercado chinês. O presidente da Acipatos está preparando uma palestra com dados detalhados que serão apresentados na abertura do Congresso Mineiro de Empreendedorismo do Unipam, no dia 28 de maio.

Autor: Maurício Rocha