O prédio tem três andares e 2.400 metros quadrados de área construída.

As obras de construção da nova sede da Justiça Federal de Patos de Minas já estão na fase de acabamento. Na manhã desta quinta-feira (30), o juiz federal Wagmar Roberto Silva, o presidente da 45ª Subseção da OAB, Itamar Fernandes e os técnicos responsáveis pelo projeto fizeram uma visita à obra e ficaram entusiasmados com o andamento da construção.

O prédio tem três andares e 2.400 metros quadrados de área construída. O engenheiro Yan Mota e a arquiteta Patrícia Caixeta são os responsáveis técnicos pela obra. Eles explicam que a construção foi projetada para atender as necessidades da Justiça Federal de Patos de Minas de forma inteligente, com reaproveitamento de água e produção própria de energia elétrica por meio de usina fotovoltaica.

Não há investimento público na obra. A construção é feita através de parceria entre a Algaras Investimentos e a Construtora JPG e será alugada para a Justiça Federal pelo prazo de 10 anos. Segundo o juiz federal, Wagmar Roberto, este modelo de parceria é que possibilitou a construção da nova sede. Ele destacou as vantagens do imóvel mais novo e moderno para a Justiça Federal desempenhar suas atividades e atender os moradores da região.

O presidente da 45ª Subseção da OAB, Itamar Fernandes, destacou a rapidez com que a obra está se desenvolvendo em decorrência da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Segundo ele, esse tipo negócio deve prevalecer no futuro, inclusive com a legislação já se adequando para isso.

A construção da nova sede da Justiça Federal de Patos de Minas teve início no mês de novembro e a promessa dos engenheiros é de que o prédio esteja concluído até o final do mês de junho, ficando disponível para a Justiça Federal instalar seus equipamentos, rede de internet e ar condicionado.  A expectativa é de que o início das atividades na nova sede ocorra até o mês de julho deste ano.