A Prefeitura Municipal de Patos de Minas promoveu, na tarde desta terça-feira (19), um ato simbólico para marcar o início da vacinação contra a Covid-19 na cidade.   As técnicas de enfermagem Irlene Fagundes e Silva, admitida em 1992 e atuando na Unidade Saúde da Família do Bairro Várzea e Mônica Maria Ferreira, admitida em 1996 e atuante na UPA, foram as primeiras a se vacinarem. Muito felizes e cheias de esperança, elas pediram para todos se vacinarem.

Dona Irlene foi a primeira a receber a vacina. Ela destacou que conviveu durante toda a pandemia com pacientes infectados e sempre os tratou sem discriminação. Infelizmente, ela presenciou momentos difíceis junto aos familiares. Com a vacina, ela espera que tudo possa voltar à normalidade, apesar de que o prazo para que isso aconteça ainda não esteja previsto. Com um brilho no olhar, ela pediu a todos para se vacinarem.

As técnicas de enfermagem Irlene Fagundes e Silva e Mônica Maria Ferreira

Dona Mônica, que é técnica em enfermagem por 25 anos, também falou orgulhosa sobre o momento. Ela destacou que trabalhou durante toda a pandemia na linha de frente de combate à Covid-19 chegando a presenciar situações graves e até mesmo mortes. A profissional de saúde disse que está cheia de esperança e pediu a todos para se vacinarem.

O Prefeito Luís Eduardo Falcão destacou que esse é um momento muito importante e que dá alento para a população. Segundo ele, está trabalhando junto com o governo estadual para receber o 2º lote da vacina. A expectativa é de que isso aconteça nos próximos dias, porém ainda não há uma data prevista para que isso aconteça. Apesar de otimista, ele também considerou temerário prever uma data para o fim da pandemia.

A Secretária de Saúde, Ana Carolina Teixeira, que também é enfermeira, falou orgulhosa sobre o momento histórico. Ela destacou a profissão de enfermagem que exerceu um papel preponderante durante a pandemia e ressaltou a esperança do momento. Por último, ela ressaltou que é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas de prevenção como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social sem provocar aglomeração.

Do montante de vacinas descarregado, 4.570 unidades são para Patos de Minas, que, neste primeiro momento, imunizará profissionais da linha de frente do enfrentamento à Covid-19 e idosos institucionalizados. Com os próximos lotes, o trabalho será para atender outra parte dos demais grupos prioritários recomendados pelo Governo federal.

A Prefeitura Municipal destacou que a vacina não será disponibilizada neste momento nas Unidades de Saúde da Família-USFs. Idosos institucionalizados e profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 são os grupos prioritários para as primeiras doses. Portanto, serão vacinados nos seus próprios asilos e locais de trabalho. A Prefeitura destacou que não é preciso correria e tumulto até os postos de saúde.