A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Teixeira, explicou como será a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Patos de Minas. As primeiras 4.570 doses chegaram ao Aeroporto Municipal na manhã desta terça-feira (19) e o trabalho de imunização começa já na manhã de quarta-feira (20). A secretária explicou que todas medidas foram tomadas para que o imunizante chegue à população.

As primeiras pessoas a serem imunizadas, segundo o plano nacional de vacinação, serão os idosos abrigados em asilos e os profissionais da linha de frente da Covid-19.  Essas pessoas não precisarão ir em busca da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde vai fazer com que as doses cheguem até elas. As vacinas que chegaram não são suficientes para este grupo e parte dessas pessoas terão que aguardar uma segunda remessa de doses.

Segundo a secretária municipal de saúde, a prefeitura vai disponibilizar um site para que as pessoas se inscrevam para receber as doses da vacina. Essa inscrição poderá ser feita também por telefone. A intenção é fazer uma espécie de agendamento para evitar aglomeração nas unidades de saúde. Quem não tiver telefone ou internet pode pedir outra pessoa para fazer a inscrição, sempre pelo número do CPF.

Quando esse primeiro grupo prioritário for atendido e as vacinas estiverem em quantidade suficiente para a população em geral, as doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai criar um grande drive thru no Parque de Exposições para imunizar as pessoas sem que elas tenham que descer do carro. As pessoas acamadas vão receber a vacina em casa.

Segundo a secretária Ana Carolina, a expectativa é de que outras remessas de vacinas continuem chegando à cidade nos próximos dias.