Um avião esperava a equipe do transplante.

Ele tinha só 23 anos de idade e parecia gozar de toda a saúde do mundo. Mas de repente um aneurisma cerebral  tirou lhe a vida. Maicon Henrique Xavier da Silva, no entanto, vai dar esperança a outras pessoas que aguardam na fila por um transplante de órgão. Técnicos do MG Transplante passaram a manhã em Patos de Minas realizando os procedimentos enquanto os pacientes eram preparados para a cirurgia. Cinco pessoas vão ganhar vida nova.

Mesmo diante de tanta dor, a família decidiu doar todos os órgãos do jovem atendente de farmácia que é natural de Carmo do Paranaíba e estava morando em Patos de Minas há poucos meses.. “Já que Deus quis assim, agora é torcer para que dê tudo certo”, diz a irmã Letícia Patrícia Silva, ainda tomada pela dor da perda. Ela espera que os órgãos retirados de Maicon sirvam para melhorar a vida de outras pessoas que sofrem nas filas de transplante. E é isso que vai acontecer.

Os médicos do MG Transplante conseguiram retirar as córneas, os rins e o fígado de Maicon. De acordo com o coordenador do MG Transplante, Thompsom Palma, cinco pessoas serão beneficiadas. As córneas vão permitir que duas pessoas voltem a enxergar, os rins poderão retirar duas pessoas da sala de hemodiálise e o fígado vai devolver a vida a uma jovem que aguarda na sala de cirurgia em Belo Horizonte.

O tempo nesse caso é precioso. Assim que terminou a retirada dos órgãos, os técnicos do MG Transplante seguiram para o Aeroporto Municipal onde um avião aguardava para seguir viagem. A aeronave é usada nos casos de maior urgência, como este. Thompson Palma explica que quanto mais rápido for feito o transplante, maior é a chance de sucesso.

O coordenador do MG Transplante também destacou a importância da conscientização das famílias para a doação de órgãos. Thompsom Palma trabalha pela criação de uma central do MG Transplante em Patos de Minas. A proposta já foi apresentada às autoridades locais e aguarda decisão.

Autor: Maurício Rocha