A primeira semana de fevereiro é sempre decisiva para as escolas públicas e particulares acertarem o retorno das aulas. Mas a pandemia da Covid-19 tem causado muitas incertezas. Em Patos de Minas, os colégios particulares, que já estavam autorizados a retomarem o ensino presencial, tiveram  que voltar atrás e aguardar até o final do mês.

Na tarde de sexta-feira (29), em edição extra do Diário Oficial do Município, o prefeito Luís Eduardo Falcão publicou decreto adiando o retorno das aulas presenciais para o mês de março. O chefe do executivo justificou a medida dizendo que a ocupação de leitos públicos Covid-19 chegou a 100% e a taxa de contaminação local é cerca de 30% maior do que a de todo o estado de Minas Gerais

Dagmar Oliveira, coordenadora pedagógica do Colégio Equipatos, disse que escola está pronta para receber os alunos, seja de forma presencial, por ensino híbrido ou remoto. Segundo ela, o Colégio se preparou para atender os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde e para garantir a segurança dos professores, alunos e seus familiares.

Mas as escolas vão ter que aguardar uma definição do poder público. Na manhã dessa segunda-feira (01) o prefeito Luís Eduardo Falcão iniciou um diálogo com os diretores de escolas de Patos de Minas, mas não apresentou outra decisão a não ser o decreto que adia o retorno das aulas presenciais para depois do dia 28 de fevereiro.

Para algumas escolas, o início do ano letivo acontece já nesta semana. Isso significa que os estudos vão ter que começar 2021 assistindo aulas de forma remota.