Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves é a mais recente vítima da Dengue em Patos de Minas. Ele disse que começou a sentir os primeiros sintomas no final da tarde de domingo (03) até receber o diagnóstico da doença. Embora a principal preocupação das autoridades de saúde tenha sido com o coronavírus nas últimas semanas, a Dengue tem números expressivos na cidade.

Patos de Minas terminou o mês de abril com mais de 670 notificações de casos de Dengue e cerca de 110 casos confirmados. Embora os números sejam menores do que no ano passado, quando nesta época já tinham sido registrados mais de 1600 casos suspeitos, a situação preocupa porque em 2019, a cidade registrou o maior surto de Dengue da história.

Para evitar uma nova epidemia, o Programa Municipal de Combate a Dengue mantém cerca de 130 agentes fazendo visitas diárias de casa em casa e mutirões de limpeza. O problema é que a maioria dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, está dentro das casas, ou seja, o transmissor é o mosquisto.

“É essencial que o quintal seja limpo regularmente, a água parada seja eliminada dos vasos de plantas e pneus e assim o mosquito não terá como se multiplicar e nem deixar ninguém doente”, argumentou Suelene de Oliveira em reportagem ao Patos Hoje.