O diretor Cássio Pereira dos Santos, 28 anos, acaba de ter dois filmes selecionados pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O curta profissional “Cidade Vazia”, todo filmado em Patos de Minas em 2007, foi um dos 12 filmes selecionados para exibição na mostra. Havia 130 concorrentes de todo o Brasil disputando as 12 vagas. O outro filme do diretor selecionado para a mostra é “A Menina-Espantalho”, filmado na cidade de Cruzeiro da Fortaleza.
Cidade Vazia (foto) é um filme que mostra um dia e uma noite na vida de Beto e Bruna, dois adolescentes que são moradores de Patos de Minas. No filme, enquanto Bruna se diverte pela cidade, Beto tenta cumprir a missão de levá-la de volta pra casa. O curta foi todo rodado nas ruas de Patos, em bairros como Cristo Redentor, Alvorada, Alto da Colina e também no centro. Para dar vida aos dois personagens, o diretor selecionou 2 adolescentes patenses para o elenco do filme: Rafael Barros, 14 anos, estudante do Colégio Tiradentes, e Fernanda Crislley, 15 anos, estudante da Escola Adelaide Maciel.
A Menina-Espantalho é outro filme do diretor selecionado pelo Festival de Brasília. O curta conta a história de Luzia, uma menina de 9 anos que, apesar de ser impedida pelo pai, faz de tudo para poder freqüentar a escola. A Menina-Espantalho foi todo rodado em Cruzeiro da Fortaleza e também contou com o elenco da própria cidade.
O diretor Cássio Pereira é de Cruzeiro da Fortaleza, e também viveu por 10 anos em Patos de Minas. Por isso surgiu a vontade de filmar nas duas cidades.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o evento do gênero mais antigo e um dos mais importantes do país. Sua 41ª edição ocorre de 18 a 25 de novembro, quando Cidade Vazia e A Menina-Espantalho serão exibidos pela primeira vez.