No verão, o uso de ventiladores e ar-condicionado é sempre maior devido ao aumento da temperatura, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. Segundo Hamilton Rodrigues Ribeiro, engenheiro de comercialização de energia da Cemig, adotar atitudes simples no dia-a-dia pode auxiliar na redução do consumo.
O primeiro passo é verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores, já que se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos. Os chuveiros elétricos também não precisam ser usados com altas temperaturas na estação do calor. O ideal é tomar banho frio ou colocá-los na posição verão. “Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%.”, afirma o engenheiro da Cemig.
Outra dica importante é ligar o ar-condicionado só na hora de dormir e desligá-lo de madrugada quando o quarto já estiver resfriado. Esta pequena mudança de hábito garante mais economia de energia elétrica.
Confira algumas dicas para economizar energia:
• Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir 1 grau no termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta.
• Desligar quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão ligados na tomada – levando a até 35% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.
Iluminação
• Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveitando ao máximo a iluminação natural.
• Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia.
• Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Geladeira
• Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
• Não guarde alimentos ainda quentes.
• Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.
• Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Tomadas e fios
• Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
• Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Celulares e Câmeras
• Nunca deixe seu aparelho "dormir" carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Computadores
• Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.
• Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.
• Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc.) ligados sem necessidade.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site: www.cemig.com.br .
Autor: Maurício Rocha
Fonte: Assessoria de Comunicação da CEMIG
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]