O número de pessoas colocadas no mercado de trabalho, por meio dos postos do Sine, nos sete primeiros meses deste ano subiu em todas as regiões do Estado. Em comparação com o mesmo período de 2007 (veja gráfico em fotos), todas as regiões apresentaram crescimento superior a 20%. O fechamento de janeiro a julho mostra que os postos do Noroeste de Minas, do Vale do Rio Doce e o Triângulo Mineiro foram os que apresentaram maior crescimento, superando o desempenho da região Central.
De janeiro a julho deste ano, as unidades do Sine do Noroeste do Estado foram responsáveis pela inserção de 2.284 trabalhadores, contra 696 no mesmo período de 2007. Já a região do Vale do Rio Doce foi a segunda que mais cresceu, saltando de 871 para 2.524 colocados. O Triângulo Mineiro, com 8.160 colocações, antes com 3.298 no ano passado, teve o terceiro melhor desempenho. Os dados correspondem a 93 dos postos do Sine de Minas. Não estão contabilizados os números dos sete novos postos já inaugurados neste ano.
A Zona da Mata também apresentou números significativos, 5.361 colocados, ante 2.941. Os postos da região Central colocaram 16.757 trabalhadores, contra 11.420 no ano passado.
Para o superintendente de Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas do Trabalho, Emílio Botelho, os investimentos do governo e da iniciativa privada, aliado ao crescimento da economia mineira justificam o desempenho do interior. “No Noroeste, por exemplo, temos a mineração e agroindústria; no Triângulo os setores sucroalcooleiro e logística; e no Rio Doce, a Região Metropolitana do Vale do Aço, com os investimentos do setor minero-metalúrgico”, observa.
Sine
O Sine é um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, os postos de atendimento são coordenados pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.
Cresce número de trabalhadores colocados no interior de Minas
Todas as regiões apresentaram crescimento superior a 20%.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/03/2026
- em Cidade
Carros batem lateralmente na MGC 354 e ambos relatam que o outro invadiu a contramão
- (4)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR