A Companhia do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas emitiu um alerta à comunidade com orientações para evitar acidentes envolvendo gás de cozinha. No início da noite de ontem a unidade de resgate atendeu mais um chamado de risco de explosão por causa de vazamento de gás em uma residência na rua dos Afonsos.

A recomendação é para que o botijão fique longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas e ralos, por onde o gás pode escoar e causar explosões.
Mantenha o botijão em local ventilado. Nunca dentro de armários ou gabinetes.

NÃO ACEITE botijão enferrujado, com amassamentos acentuados, alça solta ou a base danificada.
VERIFIQUE a existência da identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão.
OBSERVE se há vazamento na válvula.
VEJA a existência do rótulo de instruções e o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás.

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DO BOTIJÃO
USE SEMPRE o regulador de pressão (registro) com a inscrição NBR 8473 em relevo.
TROQUE o regulador a cada 5 anos ou quando apresentar defeito.
USE SEMPRE a mangueira correta, com uma "malha" transparente e com uma tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613, o prazo de validade e o número do lote.
Ao instalar o regulador, gire a "borboleta" para a direita, até ficar firme. NUNCA utilize ferramentas.
A mangueira deve ser fixada no regulador com braçadeiras apropriadas. NUNCA com arames ou fitas.

Para sua segurança nunca instale qualquer acessório no botijão, além do regulador de pressão e da mangueira. Após a instalação, veja se há vazamento usando apenas espuma de sabão.
Se houver vazamento, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, leve o botijão para local bem ventilado e chame a empresa que entregou o gás.

NUNCA passe a mangueira por trás do fogão. Se a entrada do fogão precisa ser modificada, chame a assistência técnica do fabricante ou pessoa credenciada para o serviço. Não deite e nem vire o botijão para saber se todo o gás foi usado.
Também não aqueça o botijão. Esses procedimentos podem causar acidentes.

Além disso as donas de casa devem observar a data de validade do registro. Esses equipamentos tem vida de 5 anos e devem ser trocados mesmo que não apresentem defeito.