O motorista do ano de 2013 recebu as chaves do caminhão FH460 da Volvo.

Como você sentiria se fosse considerado o melhor motorista do Brasil e ainda ganhasse um caminhão 0KM? O felizardo Jean Carlos Cordeiro de Sá pode contar como é esse sentimento. Ele recebeu na tarde dessa segunda-feira (24) o veículo avaliado em mais de R$400 mil após concorrer com cerca de 27 mil motoristas de todo o Brasil. A entrega foi realizada pela Treviso Concessionária Volvo em Patos de Minas.

Elliston Júnior, gerente regional de vendas da Treviso, falou com satisfação sobre a promoção, destacando o tamanho da conquista de Jean. O caminhão FH460 da Volvo, prêmio da promoção, é o líder no mercado da linha pesada há 4 anos possuindo tecnologia de ponta. O veículo é equipado, além de tudo que se dispõe atualmente, com sensor de ponto cego, air bags, sensor de faixa e até para sozinho quando se aproxima demais do veículo da frente.

“O caminhão possui mais tecnologia do que a maioria dos automóveis produzidos hoje em dia”, ressaltou.  E a qualidade da marca Volvo aliada ao atendimento diferenciado tem feito com que concessionária se sobressaia na região. Elliston informou que a Treviso cresceu 62% nos últimos três anos. A concessionária situada em frente ao Posto Patão oferece além da venda de caminhões da Volvo, peças e prestação de todos os tipos de serviço em caminhões.

A marca Volvo trabalha com três pilares: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. “O caminhão VM da linha semipesada é o mais econômico da categoria”, contou. Com relação à promoção, o gerente disse que a intenção é mais do que uma simples divulgação do produto é também conscientizar as pessoas sobre saúde, cuidado nas estradas e acabar com o abuso infantil ou da mulher. A promoção é divulgada para todo o país com a caravana e através do programa Siga Bem Caminhoneiro do SBT.

O coordenador do Siga Bem Caminhoneiro, Rodrigo Figueiredo, contou que a promoção é o maior evento dessa natureza no país. Cerca de 27 mil motoristas se inscreveram no Concurso do Caminhoneiro do Ano. Primeiro, os motoristas fazem um teste preliminar com 10 perguntas. Os que respondem corretamente em menos tempo, ficam classificados para a próxima etapa que tem exames de legislação e técnicos. Na última etapa, 27 motoristas concorreram ao caminhão.

E não foi nada fácil. O motorista do ano, Jean contou como foi. Ele disse que assim que soube que estava classificado passou a estudar tudo sobre o Código Nacional de Trânsito. A prova final aconteceu na pista de Interlagos em São Paulo. Os motoristas deveriam realizar uma manobra na pista com vários obstáculos e ainda levar dentro do carro uma vasilha cheia da água. A preocupação em não derramar água foi inevitável, ma ele se deu bem.

De acordo com o motorista do ano, o diferencial foi o conhecimento. A pista montada para a prova tinha placas de velocidade entre 30 e 50km/h. No entanto, em alguns pontos não havia placas. Enquanto todos os concorrentes pensavam que poderiam atingir 90km/h, velocidade máxima pra caminhões, ele seguiu limitado aos 50 km/h. “O código fala que prevalece a maior velocidade da via quando não há placas”, explicou.

Além de toda a comissão julgadora, ele ainda contou que um Policial Rodoviário Federal foi dentro do veículo fiscalizando todas as ações. “Em 15 anos de habilitação, só recebi uma multa e apenas um esbarrão, nada de mais grave”, ressaltou Jean, que mora em Patrocínio. O motorista do ano de 2013 fez questão de elogiar o prêmio recebido. “Não é porque eu fui o ganhador, mas o caminhão é realmente o melhor de todos. É top”, brincou.

Muito feliz com a conquista, o motorista falou que já deixou o emprego onde trabalhava como funcionário no transporte de combustível. Ele disse que vai trabalhar para ele mesmo e espera conquistar outros mais com seu trabalho. Ele recebeu a chave do caminhão junto com a mãe e não teve como não se emocionar. “Mudou minha vida”, concluiu.

Elliston Júnior aproveitou para deixar o convite a todos os caminhoneiros e transportadoras para conhecerem a Concessionária Treviso que entregou o prêmio ao melhor caminhoneiro do país.

Autor: Farley Rocha