O Projeto África desenvolvido pelo Instituto Daniel Franco – IDF e pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM - deu mais um passo para ser efetivado. O presidente do IDF, Daniel Franco e o diretor de Internacionalização do UNIPAM, Fabricio Rocha Oliveira, estiveram em audiência nesta segunda-feira (1º/2) com a vice-ministra da Agricultura da Nigeria, Winnie Lai-Solarin e demais autoridades. Também participou da agenda, Rodrigo Francisco Gadelha dos Santos, que compõe a comitiva do IDF, e auxilia no projeto com a África.

O encontro foi para apresentar a instituição de ensino - UNIPAM-, parceira do IDF, para dar andamento nas ações voltadas para vinda de estudantes nigerianos para o Brasil. A vice-ministra externou sua satisfação em reativar as negociações com o IDF e Unipam, prejudicadas pela pandemiado novo coronavírus. Além disso, houve avanços na análise jurídica para a cooperação internacional para o desenvolvimento do agronegócio, através da capacitação profissional de jovens nigerianos. Também foi discutida a implementação de uma filial do IDF na Nigéria.

Houve ainda uma solicitação para que o IDF assuma todas as negociações envolvendo o intercâmbio de alunos nigerianos para o Brasil, frente as cidades da região do Triângulo Mineiro. Na Nigéria, o projeto prevê investimentos de dois bilhões de Nairas (₦) – moeda daquele país, algo em torno de 30 milhões de Reais.

De acordo com o presidente do IDF, Daniel Franco, a missão está avançando, de forma positiva, com diversas reuniões e acordos para áreas de educação e, em todos os campos do agronegócio. “Estamos muito satisfeitos com o avanço das tratativas”, comemora Daniel Franco.