O Comitê Extraordinário Covid-19 considerou número de leitos e incidência de casos de coronavírus nas regiões.

O Comitê Extraordinário da Covid-19 do Governo de Minas voltou a se reunir nessa quarta-feira (23) para avaliar a situação no Estado e manteve a região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, na Onda Branca do Plano Minas Consciente. A decisão frustrou alguns setores da economia que estão fechados e aguardam uma decisão do Governo de Minas para voltarem a funcionar.

As macrorregiões de Saúde Leste do Sul e Triângulo do Sul poderão avançar no plano Minas Consciente, após apresentarem índices controlados de contaminação por coronavírus e ocupação de leitos nos municípios. Com a decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nessa quarta-feira, a região Leste do Sul passará para a onda amarela, que prevê a liberação de mais atividades econômicas, podendo reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.

Já a região Triângulo do Sul passa a seguir os protocolos da onda branca, quando é permitida a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. As mudanças valerão a partir do próximo sábado (25/7), após publicação no Diário Oficial. Todas as outras regiões do estado estão mantidas nas ondas definidas na semana passada. Romeu Zema lembrou, no entanto, que ainda não é hora de se descuidar e que as medidas de proteção são essenciais para manter a doença sob controle.

“É cedo para falarmos que o pior ficou para trás e precisamos continuar adotando todos os cuidados possíveis até termos uma queda consistente. Peço que mantenham as medidas de distanciamento, o uso de máscaras, e, quem puder, fique em casa”, afirmou.