As pessoas que se interessam pelos eventos astronômicos têm um bom motivo para olhar para os céus. O Cometa C/2020 F3 NEOWISE está passando sobre o hemisfério sul e pode ser visto a olho até este fim de semana. O Diretor do Observatório Dumont fotografou o corpo celeste com sua cauda brilhante nessa quinta-feira (23).
O registro foi feito por volta das 19h00. De acordo com Gilberto Dumont, Diretor do Observatório, o Cometa C/2020 F3 NEOWISE foi descoberto em março deste ano. Logo nos meses seguintes, atingiu um brilho significativo, vindo a ser observado a olho nu pelos observadores do hemisfério Norte.
Nos últimos dias, começou a ser visualizado também no hemisfério Sul, ainda bem baixo no horizonte, após o pôr do Sol. Gilberto Dumont explicou que os cometas são formados por poeira, detritos de rochas e gelo, e liberam gases que são responsáveis pela formação da cauda.
O NEOWISE possui cerca de 5 km de diâmetro e esteve em sua máxima aproximação com a Terra nessa quinta-feira (23). Ele é um cometa de período orbital de cerca de 6.800 anos, ou seja, levará todos estes anos para que retorne por aqui. Já é considerado um dos cometas mais brilhantes dos últimos anos.
Para se observar o cometa a olho nu, é desejável que se busque locais bastante escuros, após o pôr do Sol, livre de poluição luminosa da cidade, ou então faça uso de um binóculo ou telescópio para vê-lo mais facilmente. Ele está na região da Constelação da Ursa Maior, na região noroeste do céu (pouco à direta de onde o Sol se põe), logo acima do horizonte.
O NEOWISE ficará acessível até o final da semana. A partir daí somente com telescópios com aberturas maiores para se observá-lo. A fotografia com exposições mais longas (6 segundos) também é uma estratégia para se registrar o cometa.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]