Somente na unidade prisional de Patos de Minas já foram realizadas 320 visitas virtuais.

Desde março de 2020, quando a pandemia do coronavírus já fazia suas primeiras vítimas, as autoridades de saúde recomendaram que a população ficasse em casa para evitar o contágio e a proliferação do vírus. Para evitar que a doença chegasse até as unidades prisionais do Estado, a Sejusp – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais suspendeu as visitas presenciais e implementou as visitas virtuais.

Somente na unidade prisional de Patos de Minas, até o momento, já foram realizadas 320 sessões de visita virtual. De acordo com a Assessoria de Comunicação da SEJUSP, as visitas presenciais dos familiares aos detentos estão suspensas desde o mês de abril como medida de proteção em relação a Covid-19.

A Assessoria da SEJUSP explicou ainda que as visitas estão sendo realizadas por meio do projeto denominado “A esperança vem de casa” que já está funcionando em 181 unidades, ou seja, 90% dos estabelecimentos prisionais administrados pela entidade. Já foram mais de 40 mil visitas virtuais. A Assessoria explicou ainda que, podem participar das visitas virtuais, todos os familiares que já possuíam cadastro de visitação presencial ativo antes do período da pandemia.

Para aqueles que deram entrada no sistema prisional durante o período de suspensão temporária das visitas presenciais, está sendo feito um cadastro provisório, a fim de que familiares destes novos custodiados também possam participar do projeto. Além das visitas virtuais, os familiares podem entrar em contato com os detentos por meio de cartas.  Ainda segundo o SEJUSP, o setor de Humanização do Atendimento dos presídios ou penitenciárias é responsável por fazer o contato com os familiares e seus respectivos agendamentos. O objetivo é reduzir ao máximo os impactos da pandemia no sistema prisional.