Demorou, mas a chuva chegou em Patos de Minas. Foram quase 120 dias de seca na Capital do Milho. Na madrugada deste domingo (25), a precipitação veio com uma tempestade de raios e trovões. A previsão do tempo para os próximos dias mostra mais chuva.

Não foi registrada a ocorrência de granizo, como na região, mas houve muitos raios e trovões. A chuva também não foi tão volumosa, mas foi possível molhar a terra e lavar a poeira do telhado das casas. E ela já melhora o clima, deixando a temperatura mais amena.

Imagens do laboratório IDS, de Ivan Soares, no Bairro Jardim Europa, mostram uma grande quantidade de raios nos céus de Patos de Minas. As nuvens carregadas tomaram conta do espaço que deve continuar nublado durante o dia.

Ventos muito fortes também ocorreram na região. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, houve quedas de árvores durante a madrugada na Rodovia LMG 743, em Posses do Chumbo, e na Avenida Duartina de Jesus, em Patos de Minas; e na Rodovia MGC 352 em Arapuá. Com relação ao granizo, não houve ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros

E de acordo com o Clima Tempo, pode haver mais precipitação nos próximos dias, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Neste domingo (26), pode chover 12 mm. E nos próximos dias, até quarta-feira (29), o volume diário deve ser de 2 mm. Depois disso, o tempo volta ficar sem chuva. Nestes dias, a temperatura máxima deve girar em torno de 35° e 37°.

Os institutos de meteorologia mostram que não chovia em Patos de Minas desde o início de junho. Nos últimos dias, o calor vinha castigando os patenses. Córregos e até mesmo o Rio Paranaíba, que abastece a cidade, sofrem com a seca. Incêndios foram registrados em diversas partes de Patos de Minas e na região causando enormes prejuízos ao meio ambiente, agricultores e às pessoas. Com a chuva, estes problemas devem ter uma trégua.

Um vídeo com imagens aceleradas do Observatório IDS mostra como foi o tempo das 18h00 de sábado (25) até as 6h00 deste domingo (26). É possível perceber a quantidade de raios ocorridos durante a chuva desta madrugada.