Hoje, 6 de janeiro, é Dia de Santos Reis. A data é bastante significativa para a região de Patos de Minas, um dos berços das Folias de Reis no país. São mais de 60 ternos existentes na cidade, que além de manterem a tradição e a devoção nos três Reis Magos, também fazem um trabalho de assistência social.

Todos os anos, a Campanha das Folias de Reis realizada pelo Dispensário São Vicente de Paulo, pela Associação das Folias de Reis e pela Rádio Clube AM arrecada recursos para a Vila Vicentina, que cuida de idosos carentes. Já teve ano em que a Campanha arrecadou mais de R$ 1 milhão. Este ano, a abertura da Campanha acontece no próximo domingo (09).

A tradição das Folias de Reis em Patos de Minas já foi retratada em um documentário produzido na década de 80 e que está guardado no Arquivo Nacional. No final de 2020, um novo documentário foi produzido no município com recursos da Lei Aldir Blanc, também retratando a importância desta tradição.

A tradição das Folias de Reis veio de Portugal e é mantida com muito fervor em Patos de Minas e em toda Minas Gerais. São cerca de 1.600 ternos em todo o Estado. A visita de casa em casa, a cantoria, lembram a peregrinação de Gaspar, Baltazar e Belchior para anunciar o nascimento de Jesus.

Patrimônio Cultural

Esta quinta-feira (6/1) marca também a celebração do quinto ano de reconhecimento das Folias de Reis como Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Em 2017, após um ano de pesquisa e identificação por meio de cadastro virtual disponível no portal do Iepha, o Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais aprovou, por unanimidade, o registro das Folias como patrimônio cultural de natureza imaterial.