Hoje, 06 de Janeiro, é celebrado o Dia dos Santos Reis. A data lembra a visita de Gaspar, Baltazar e Belchior ao menino Jesus, logo após o nascimento. A tradição veio de Portugal e é mantida com muito fervor em Patos de Minas através das Folias de Reis. Um documentário produzido na década de 80 e que permanece guardado no Arquivo Nacional, mostra a importância das folias para a sociedade patense.

Patos de Minas tem 63 grupos instituídos de Folias de Reis e essa tradição deve crescer mesmo com a pandemia. Mais um Terno de Folia está sendo criado por um grupo de jovens na cidade. A tradição é tão forte que existe uma Associação, que representa os foliões e que trabalha para fortalecer a devoção nos três reis santos.

O museólogo João Otávio destaca a importância das Folias de Reis em Patos de Minas. Segundo ele, é preciso observar esta tradição nos aspectos cultural, religioso e social. Como elemento cultural, as Folias vêm passando de geração para geração e estão presentes em todos os cantos do município.  Para destacar a questão social, João Otávio lembra das campanhas de folias de reis que ajudam a manter a Vila Vicentina. Já teve ano em que a campanha doou mais de R$ 1 milhão para a manutenção do lar dos idosos. E tem ainda o aspecto religioso, em que as Folias de Reis relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

O documentário produzido na década de 80 mostra a importância das Folias de Reis de Patos de Minas. O vídeo foi produzido pelo jornalista Osvaldo Amorim, com o apoio do radialista Patrício Filho e do historiador Oliveira Melo e retrata toda a tradição das folias, que vem sendo passada de geração para geração.

João Otávio explica que, na época, o documentário sobre a tradição das Folias de Reis em Patos de Minas foi exibido nas salas de cinema de todo o país. O vídeo faz parte do Acervo Nacional e está disponível para o público em geral.