A Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco – o Polivalente de Patos de Minas – está com os dias contados. Ao encerrar o ano letivo de 2019 com apenas 89 alunos matriculados, o educandário será fechado. A estrutura gigantesca localizada no bairro Santo Antônio, com inúmeras salas, bibliotecas, laboratórios, banheiros, cantinas, quadras esportivas e até campo de futebol, será doada ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
O Colégio Polivalente foi fundado em 1971 em Patos de Minas e teve como auge as décadas de 80 e 90 quando chegou a abrigar milhares de crianças e adolescentes em três períodos. O diferencial da escola naquela época eram as disciplinas profissionalizantes. Os estudantes aprendiam técnicas agrícolas, práticas industriais e de artesanato, economia e até tarefas domésticas, como cozinhar.
Mas com o passar dos anos, a procura dos alunos pelo Colégio Polivalente caiu consideravelmente. A Superintendência Regional de Ensino buscou alternativas para tentar atrair estudantes para a escola, implantando cursos profissionalizantes. As últimas turmas se formaram este ano e não houve mais oferta. O Governo do Estado entendeu que o melhor para a economia é o fechamento do Polivalente.
A estrutura gigantesca da escola já está sendo preparada para receber os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. O prédio com quase 50 anos carece de reforma, que está sendo feita aos poucos. Já tem inclusive sala pronta para receber os novos alunos. O mobiliário, incluindo carteiras novas, será reaproveitado pela Escola Militar.
Em contrapartida, o atual prédio do Colégio Tiradentes, que fica na rua Dona Luiza, será repassado para a Superintendência Regional de Ensino. O órgão deixará de pagar o aluguel do prédio atual na rua Barão do Rio Branco. As mudanças devem ser oficializadas nos próximos dias.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]