Julho foi o mês de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. Embora não tão falado quanto aos cânceres de mama nas mulheres e próstata nos homens, o câncer de cabeça e pescoço é muito mais comum do que se imagina.

Nós conversamos com a Dra. Maria Karoline, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Ela falou sobre o mês de conscientização, tratamentos, formas e prevenções da doença.

De acordo com a médica, a maioria dos sintomas em fase inicial não se apresentam agressivamente e isso faz com que a doença, na maioria das vezes, seja diagnosticada tardiamente. Ela disse ainda que é preciso uma conscientização maior a respeito do assunto e o julho verde foi para isso. “Quando a gente fala em câncer de cabeça e pescoço, logo as pessoas associam com a área interna, mas nós estamos falando justamente dos cânceres da área externa ao crânio”, disse ela que completou: “Nos homens, o mais comum é o câncer na região da boca e nas mulheres na região da Tireoide”.

Segundo ela, é preciso ficar atento a qualquer sinal estranho no corpo como feridas no lábio ou na boca que não cicatrizam, alteração na voz que não melhoram depois de 20 a 30 dias, alterações na deglutição, manchas na pele, sejam elas manchas escurecidas ou somente alterações, aumento dos linfonodos, popularmente conhecidos como caroços no pescoço, entre outros. O diagnóstico precoce pode aumentar muito as chances de cura. “Devido à grande falta de informação, cerca 70% dos casos são descobertos em fases avançadas, o que diminui em muito a chance de cura. É por isso que batemos tanto na tecla do diagnóstico precoce, pois ele aumenta para 90% as chances de cura”.

Como meio de prevenção, a Dra. Maria Karoline disse que as pessoas devem adotar hábitos de vida saudáveis, evitar o sedentarismo, a obesidade, não fumar, não ingerir bebida alcoólica em excesso, e ao menor sinal procurar seu médico de confiança, de preferência um especialista que poderá direcionar a melhor forma de investigar e cuidar da sua saúde.

A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões benignas e malignas da região - exceto dentro do crânio. Lesões de pele, do couro cabeludo, nódulos de tireoide, ínguas no pescoço, cistos na região do pescoço, nódulos nas glândulas salivares, lesões de lábio, da boca e das cordas vocais são algumas das principais patologias que essa especialidade trata.

Caso tenha alguma dúvida ou precise consultar, a Dra Maria Karoline atende em Patos de Minas no Hospital Imaculada Conceição e no Vera Cruz Hospital.

Dra Maria Karoline Souza Chagas

Cirurgiã de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de Uberlândia

CRM-MG 74000 RQE 53885

Contatos:

IMAC - (34) 99650-5981

Vera Cruz - (34) 99911-4718


Informe Publicitário