A enxurrada desceu pela lateral, deixando um rastro de destruição.

Os problemas que os moradores da rua Elisa Pereira Fonseca, no bairro do Rosário, previam com o início das chuvas aconteceu neste final de semana. A enxurrada desceu com muita força, danificando o pouco que restou da via e invadiu residências.  A situação desesperadora foi registrada em fotos e vídeos pelos moradores.

O problema começou com o início das obras de drenagem de água pluvial no bairro Rosário. A construção da rede danificou diversas moradias e pelo menos quatro famílias tiveram que deixar suas casas. Para piorar a situação, o serviço foi interrompido e a Prefeitura cancelou o contrato com a empreiteira responsável pela obra.

Alertada pelos moradores, a Prefeitura construiu um grande bueiro no meio da rua para evitar que a água das chuvas invadisse as casas, mas não foi suficiente. A enxurrada desceu pela lateral, deixando um rastro de destruição. A casa, que já teve o muro da frente destruído pela obra, agora tem uma enorme erosão bem na entrada.

A situação deixa os moradores ainda mais revoltados e preocupados. Eles temem mais estragos nos próximos dias, já que o período de chuvas está apenas começando. Além disso, o volume de chuvas que caiu no final de semana nem foi tão grande.

A construção da rede pluvial no local está orçada em R$ 4,5 milhões. Com o rompimento do contrato com a empresa Araguaia Engenharia, a Prefeitura deverá fazer licitação para que a obra seja retomada.

Autor: Maurício Rocha