A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quinta-feira (20) um novo boletim mostrando a situação dos desalojados/desabrigados em razão da enchente na cidade. Houve queda no número, mas 701 pessoas ainda continuam fora do lar. Essa foi a primeira vez, desde que o boletim começou a ser divulgado, que houve uma queda. Confira o boletim.

De acordo com o boletim, são 221 famílias desalojadas, perfazendo um total de 521 adultos e 128 crianças; e 24 famílias desabrigadas, sendo 45 adultos e 07 crianças. Ontem, o número era de 720 pessoas desalojadas/desabrigadas na cidade. A Prefeitura esclarece que desalojados são aquelas pessoas que tiveram que deixar o lar; já os desabrigados são as pessoas que foram obrigadas a deixar a residência e que precisam de apoio do sistema público com abrigos provisórios.

Na E.M. Frei Leopoldo há 10 famílias com 21 pessoas. Na E.M. Maria Inez Rubinger de Queiroz, tem mais 10 famílias com 24 pessoas. Na Associação Vila Rosa são mais 4 famílias, um total de 7 pessoas. E há também 13 famílias, sendo 25 pessoas, na zona rural.

O nível do Rio Paranaíba começou a baixar na sexta-feira (14) e, conforme a última medição, chegou a 9,30m acima do nível normal. Mesmo com a baixa dos últimos dias, o boletim vinha mostrando que o número de desalojados/desabrigados aumentava. Esta foi a primeira vez que o número caiu de 720 para 701, o que mostra que mais pessoas começaram a voltar para seus lares.