São filmes que evocam um passado histórico. ( Foto: Ilustração )
O Balaio 2014 será palco da primeira mostra de cinema realizada em Patos de Minas e a curadoria do CineBalaio optou por mostrar curtas e longas metragens com ênfase na produção mineira e de outras regiões do Brasil. São filmes que evocam um passado histórico e apontam possibilidades para o futuro, e também, dialogam com as especificidades da realidade urbana, que adverte para o perigo da exploração e aponta vias para o pensamento da liberdade.

Há curtas documentais, ficcionais, experimentais, ensaios bastante pessoais, outros que flertam com o universo de cinema de gênero e ainda aqueles que investigam as relações com a cidade. Alguns dos curta-metragistas presentes nessas sessões já se tornaram diretores de longa ou preparam seus primeiros filmes, prova de que o curta é uma excelente escola para formar os cineastas do futuro.

Da safra mineira, serão exibidos filmes feitos não somente na capital, mas em cidades do interior como Uberlândia, Patos de Minas, Ipatinga e Contagem. “Prova de que cinema não é uma questão de concentração econômica, mas de iniciativa e vontade pessoais” afirmam os curadores do CineBalaio, Pedro Maciel Guimarães Júnior e Cássio Pereira dos Santos.

Os curtas vão ilustrar a temática do Balaio de Arte e Cultura desse ano, que faz referência aos anos 1930 e também foca no tema “realidade solitária”. Uma sessão especial vai trazer filmes voltados para o público infanto-juvenil, onde as crianças e adolescentes poderão vir acompanhados dos pais.

Outros dois longas metragens serão apresentados: A Cidade é uma Só?, de Adirley Queirós e Sangue Mineiro, de Humberto Mauro. Adirley (que já foi jogador da URT e estará presente no Balaio 2014 para receber o Troféu Quixote do Cerrado) é um dos expoentes do novíssimo cinema brasileiro. O diretor foca sua narrativa sobre um fato histórico ocorrido em Brasília no início dos anos 1970 e brinca com os gêneros documentário e ficção para falar de manipulação da informação, da política e das questões sociais ligadas a formação da capital federal e da Ceilândia.

Já Sangue Mineiro é um clássico do cinema brasileiro, feito por um mineiro e lançado em 1930. O diretor Humberto Mauro narra a história de Carmen, uma jovem que se apaixona por Roberto, mas tem o amor roubado pela irmã. A narrativa do filme também aborda questões contemporâneas como ecologia, desenvolvimento e progresso.

Oferecendo à população de Patos de Minas e visitantes uma programação gratuita e de qualidade, o objetivo do CineBalaio 2014 é revelar a pluralidade do cinema mineiro e brasileiro contemporâneos, e as imagens que nos levam a pensar, a nos emocionar e atuar politicamente no mundo.

O Balaio de Arte e Cultura acontece no período de 29 de maio a 05 de junho no Parque de Exposições com entrada gratuita para toda a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Patos de Minas