O prédio da Prefeitura Municipal se vestiu de azul em símbolo a campanha em combate ao câncer.

A Prefeitura de Patos de Minas já aderiu à campanha do Novembro Azul ao trocar a iluminação rosa (do outubro rosa) pela cor azul, símbolo do Novembro Azul. Este mês é marcado por vários acontecimentos, como por exemplo, a comemoração da Proclamação da República, além da adesão à ação que visa conscientizar os homens para a prevenção ao câncer de próstata.


O Novembro Azul é uma campanha de saúde contra o câncer da próstata, com o objetivo de conscientizar os homens da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Celebrada em vários países, a campanha vem sendo cada vez mais apoiada por toda a sociedade. O medo, o constrangimento e o desconhecimento são as maiores resistências masculinas. Mas aquele preconceito do homem de ir ao médico e realizar o exame de toque já consegue ser bem menor nos dias atuais.

Com a programação ainda não divulgada, várias atividades serão desenvolvidas em todo Município. De acordo com a coordenadora do centro Viva Vida/Hiperdia, Nayara Mendonça, os médicos urologistas Walter Morato e Marlon Geraldo Vargas estarão atendendo no mínimo dois dias por semana durante todo o mês.

A Prefeitura de Patos de Minas estará com a iluminação especial noturna até o final de novembro quando acaba a campanha. “É uma forma de chamar a atenção de todos sobre da importância desse movimento a favor de uma vida saudável”, diz a presidente da Fundação Promam, Gleide Lucas Rodrigues.

A Fundação Promam também espalhou decorações referentes à campanha pelas salas do Centro Administrativo e da entidade.

A prevenção da doença é realizada no Centro Viva Vida, caso o paciente seja diagnosticado com a doença é encaminhado ao Centro Oncológico para demais procedimentos e tratamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas