Patos de Minas e toda a região sofreram um apagão na noite de sábado (28). A falta de energia durou apenas alguns instantes, mas o fato de ter afetado de maneira geral assustou e causou transtornos em supermercados, semáforos e também queima de eletrodomésticos. Em Presidente Olegário, cerca de 1300 doses de vacina contra a Covid-19 se perderam na geladeira que foi encontrada na manhã desta segunda-feira (29) desligada. Uma investigação foi aberta para apurar o que aconteceu. A Cemig comunicou que uma máquina agrícola havia derrubado a estrutura de linha de distribuição da Cemig em Araxá, causando o apagão.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Cemig, uma máquina agrícola derrubou uma estrutura da linha de distribuição de 138 kV Araxá 2 – Jaguara, localizada 25 km de Araxá, na manhã do último sábado (27). Logo após a ocorrência as equipes da Cemig realizaram os procedimentos necessários para garantir a integridade física do motorista da máquina agrícola e transferir o atendimento para a subestação Araxá 1.

Ainda segundo a Assessoria, como consequência dos danos de grande complexidade causados à linha Araxá 2 – Jaguara, na noite do sábado, horário em que o sistema elétrico é mais demandado, foi necessário realizar novas transferências de carga para garantir a continuidade do atendimento aos clientes. Essas manobras resultaram em piques de energia que tiveram duração de até quatro minutos.

Assessoria informou que a Cemig está realizando um esforço concentrado desde o início da ocorrência para restabelecer a linha danificada. Novas estruturas de emergência estão sendo instaladas para recompor a funcionalidade da linha.  Uma das estruturas foi erguida ontem (28), e outra deve ser concluída na tarde de hoje, quando o atendimento será normalizado por essa linha.

A Cemig alertou para os cuidados necessários durante a preparação do solo para plantio e colheita. A recomendação é manter distância segura das estruturas de linhas e redes elétricas. Os profissionais devem evitar transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes e estruturas da rede elétrica, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, as estruturas podem ceder ou cair, causando acidentes e interrompendo o fornecimento de energia.

Assessoria explicou que, antes de iniciar qualquer atividade próxima à rede elétrica, é imprescindível atentar para a análise de riscos do ambiente, mesmo durante o transporte de máquinas e outros objetos sob a rede elétrica. Em caso de acidente ou se durante alguma manobra observar cabos ou condutores de energia rompidos, caídos ao solo, a recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig – telefone 116.