Os alunos puderam visualizar os fósseis e as escavações e associá-los à Biologia.
A fim de aperfeiçoar a prática científico/profissional dos estudantes, foi proposta aos alunos do curso de Ciências Biológicas da FPM, uma visita técnica ao Museu Paleontológico e às escavações em Peirópolis no município de Uberaba e ao Complexo do Barreiro em Araxá – MG. As visitas ocorreram no final do 1º semestre deste ano.

A orientação ficou sob responsabilidade do Prof. Saulo Gonçalves, Biólogo e professor da instituição. O museu paleontológico de Uberaba é um dos mais importantes do Brasil, possuindo fósseis datados de 65 a 72 milhões de anos de idade. Todos da região, de outros estados e até estrangeiros já visitaram o museu.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da FPM, Llewellyn Ivor Price descobriu diversos tipos de fósseis em excelente estado de conservação na região, eram fósseis de moluscos, vegetais e vertebrados. Os alunos, deste modo, puderam visualizar os fósseis e as escavações e associá-los à Biologia.

Já em Araxá, os alunos visitaram o complexo do Barreiro que tem na sua formação geológica riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. Na Bacia do Barreiro, viveram mamíferos pré-históricos há milhares de anos.

Segundo os coordenadores do trabalho, a visita atingiu plenamente seus objetivos, pois atendeu os pressupostos técnicos e didáticos da construção do conhecimento, além de ter proporcionado uma integração positiva entre os alunos. “Os estudantes puderam conhecer um pouco do passado de nosso planeta”, acrescentou.

Segundo o aluno Fábio Júnio do 3º período do curso de Biologia “a viagem foi muito proveitosa e interessante, a FPM têm nos proporcionado experiências únicas".

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM