O treinamento contou com diversas simulações inerentes ao serviço de Escolta Externa.

Os Agentes Penitenciários lotados nas unidades de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Patrocínio passaram na última semana por um treinamento de escolta externa de presos. O curso teve como objetivo aperfeiçoar e unificar as técnicas e procedimentos adotados durante a movimentação de presos na área externa das unidades prisionais. Dezessete servidores das três cidades passaram pelo curso.

As aulas teóricas foram realizadas no 15º Batalhão da Polícia Militar e as aulas práticas nas dependências da base do GETAP em Patos de Minas. Com duração de 20 horas, os agentes tiveram aulas de Direitos Humanos, Direito Administrativo e Recursos Humanos, além das aulas práticas de técnicas de escolta. O treinamento contou ainda com diversas simulações de emboscada, contra embosca e arrebatamento de presos.

De acordo com Sancho Marra, instrutor de técnicas de escolta, o intuito do curso é aperfeiçoar e padronizar os procedimentos de escolta externa de presos. “Com o treinamento os Agentes Penitenciários lotados na 10ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública, estarão utilizando de forma padrão as normas e técnicas utilizadas no Estado”, ressaltou. Segundo o coordenador do curso, Leonardo Borges, a ideia é passar todos os servidores pelo treinamento.

Autor: Farley Rocha