Os resultados positivos alcançados pelo Programa de Combate à Dengue em Patos de Minas vão servir de modelo para outros municípios mineiros. As ações realizadas na cidade reduziram o índice de infestação por Aedes aegypti para apenas 0,3% dos domicílios pesquisados. Nesta terça-feira (13) em Belo Horizonte, durante o lançamento das Ações de Enfrentamento à Dengue em 2012, o programa será premiado.

Patos de Minas vai receber o prêmio de 2º lugar pelas ações de mobilização e combate à Dengue desenvolvidas no município. A solenidade de premiação acontece às 13h na cidade administrativa Presidente Tancredo Neves no Palácio Tiradentes em Belo Horizonte. Além de premiar os dois melhores programas de combate à dengue do Estado, o Governo de Minas também lançará as Ações de Enfrentamento à Dengue em 2012, através do Plano de Mobilização do Estado.

As ações realizadas em Patos de Minas vão servir de exemplo para outros municípios. De acordo com Geyse Soares, Coordenadora Municipal do Programa Municipal de Combate à Dengue, o município focou seus trabalhos de mobilização e educação sanitária na atuação direta junto às denúncias, reclamações e pendências existentes em todo o perímetro urbano. “Nas 7 áreas de endemias houve atuação direta para mapeamento de casos específicos, com o intuito de eliminar os riscos eminentes” – observou.

Além disso, o município realizou mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade e em parceria com a Cemil, realizou o Projeto Troca Saudável. Materiais inservíveis que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, são trocados por caixas de leite. O trabalho de conscientização da população também contou com a participação dos meios de comunicação.

Geyse comemorou com a equipe os resultados alcançados e a premiação que será concedida pelo Estado e informou que o planejamento para o combate à dengue em 2012 já está pronto.

Autor: Maurício Rocha