Associação Brasileira de Odontologia.

A Associação Brasileira de Odontologia, por meio de seu presidente regional em Patos de Minas, enviou para a Prefeitura Municipal um protocolo pedindo para que as clínicas odontológicas voltem a abrir suas portas para atendimento ao público. Segundo o presidente, vários profissionais estão sendo prejudicados e várias clínicas não tiveram outra saída a não ser demitir cirurgiões dentistas.

O Patos Hoje esteve na sede da ABO na tarde dessa segunda-feira (27) e conversou com o Dr. Gustavo de Paula que é presidente da Associação Brasileira de Odontologia em Patos de Minas e com o Dr. Fernando Nascimento que é coordenador do curso de odontologia da Faculdade Patos de Minas-FPM. De acordo com o Dr. Gustavo, a associação já está conversando com o comitê de enfrentamento ao COVID-19 para que as atividades nas clínicas odontológicas voltem, claro, seguindo todas as recomendações de isolamento e prevenção.

Ele explicou que os consultórios estão trabalhando apenas com os pacientes de urgência e emergência e, por causa da falta de pacientes periódicos, muitos profissionais estão com dificuldades e alguns até já perderam o emprego em clínicas. O presidente exaltou o trabalho do comitê e disse que os profissionais dentistas estão apenas esperando um posicionamento por parte do município para voltarem a trabalhar seguindo todas as recomendações das autoridades.

O Dr. Fernando Nascimento, coordenador do curso de Odontologia da FPM, disse que as aulas na instituição continuam. Para que os alunos não fiquem prejudicados, os professores estão dando aula por vídeos ao vivo. Segundo ele, são mais de 400 alunos do curso que estão afastados das aulas presenciais. “Foram criados e-mails institucionais, depois chats e depois as classes virtuais onde nós temos a aula ao vivo e hoje nossos alunos têm uma plataforma de acesso rápida e fácil” disse ele.