Na manhã desta segunda-feira (10), as equipes não saíram do pátio da empresa.

Patos de Minas iniciou a semana sem o serviço de coleta de lixo. Com os salários atrasados e sem previsão de pagamento, os profissionais que trabalham nos caminhões de coleta decidiram cruzar os braços. Na manhã desta segunda-feira (10), as equipes não saíram do pátio da empresa.

Funcionário da coleta, Emanuel Pedro da Silva disse que tem aluguel para pagar e a família para sustentar. Ele afirma que precisa pelo menos de uma previsão de pagamento para controlar as contas. Segundo o coletor, a situação se agravou este mês, uma vez que a empresa não conseguiu fazer sequer uma previsão para o pagamento dos salários.

O motorista André Luiz de Souza é outro que reclama da situação. Ele explicou que a empresa vem cumprindo com suas obrigações, mas que a Prefeitura precisa fazer a sua parte. A informação é de que a Prefeitura não teria dado sequer uma previsão para honrar os compromissos com a Conserbrás. Já são três meses de atraso e a dívida passa de R$ 1,4 milhão.

“Tem três meses que vem atrasando. A empresa sempre tratou a gente com dignidade, mas nós temos conta pra pagar”, disse André. “No mês passado nós tivemos uma previsão. Agora, sem previsão nenhuma não dá pra continuar”, concluiu.

A redação do Patos Hoje tentou contato tentou conversar com o secretário municipal de finanças e orçamento, Lázaro Daniel, mas as ligações não foram atendidas.

Patos de Minas produz uma média de 150 toneladas de lixo por dia. Em uma segunda-feira como esta são 180 toneladas de lixo que deixaram de ser recolhidas. Se o problema não for resolvido, a promessa dos funcionários da coleta é de continuar de braços cruzados.

Nota da Conserbrás

"Lamentamos informar que nossos funcionários responsáveis pela Coleta de Lixo paralisaram suas ações na manhã desta segunda-feira, em sinal de protesto pelo não recebimento de seus salários relativos a Setembro, o que não tiramos seu justo direito de protestar.

Estamos envidando esforços junto à Prefeitura de Patos de Minas, objetivando o repasse de pelo menos o pagamento das Notas Fiscais do mês de Julho/16,  para que possamos cumprir com o pagamento de salários dos nossos funcionários e esperamos que até amanhã consigamos atingir nossa meta.

Enquanto isso solicitamos a compreensão da população de Patos de Minas e mais uma vez lamentamos os transtornos causados pela interrupção da Coleta de Lixo mas, esperamos que logo  a situação esteja regularizada.

Pedimos desculpas à população Patense."

Matéria atualizada às 17h17 desta segunda-feira (10)

Autor: Maurício Rocha