O prefeito de Lagoa Formosa, José Amorim, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10) para esclarecer a atual situação financeira da Prefeitura. Durante a entrevista, o prefeito comunicou que os salários dos funcionários municipais, que estavam sem receber desde o mês de dezembro, serão finalmente pagos.

José Amorim, no entanto, destacou a gravidade da situação financeira da Administração Municipal. O novo chefe do executivo revelou que as contas da Prefeitura estão no vermelho e que, neste momento, a instituição se encontra inscrita no SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira).

Segundo ele, o principal motivo para esse cenário preocupante é o descumprimento de obrigações por parte da administração anterior. O ex-gestor não apresentou a devida defesa das contas do município em novembro de 2024, quando notificado pelo Estado, o que resultou em uma exigência de devolução no valor de 362 mil reais. Além disso, outro problema grave apontado foi o não pagamento do INSS desde o mês de agosto de 2024, somando uma dívida de 397 mil reais.

Diante desses desafios, o prefeito José Amorim reforçou que a gestão atual está trabalhando para regularizar a situação financeira da Prefeitura, priorizando o pagamento dos servidores e buscando soluções para resolver as pendências financeiras e documentais.

A coletiva também foi uma oportunidade para que o prefeito comentasse sobre o estado do maquinário da Prefeitura. Ele disse que a maior parte da frota encontra-se deteriorada. Zé Amorim anunciou que será realizada uma dispensa de licitação para contratar uma empresa prestadora de serviço, com o objetivo de realizar obras emergências  na zona urbana e rural

O prefeito também se comprometeu a prestar contas novamente assim que o relatório total das contas for fechado, incluindo o valor exato do déficit financeiro em que a Prefeitura se encontra.