A sujeira é tanta que é possível caminhar pelo leito do rio e chegar bem próximo a outra margem.

O longo período de estiagem expõe ainda mais a degradação do Rio Paranaíba no trecho que corta o perímetro urbano de Patos de Minas. O despejo excessivo de esgoto sem nenhum tipo de tratamento é o que mais causa indignação nos patenses que pagam todos os meses uma taxa para a Copasa resolver o problema.

As poucas chuvas que caíram nos últimos dias não foram suficientes para compensar o longo período de estiagem e com o baixo volume de água é possível perceber o quanto o Rio está mal tratado. Nos fundos do bairro Santa Terezinha, o despejo de esgoto provoca um mau cheiro que incomoda a vizinhança inteira.

Nos fundos do bairro Copacabana, o problema é ainda mais grave. Além da poluição provocada por um córrego de esgoto, o Rio Paranaíba está bastante assoreado. A sujeira é tanta que é possível caminhar pelo leito do rio e chegar bem próximo a outra margem sem sequer molhar os pés. As fotos mais recentes do Paranaíba impressionam.

A degradação do Rio Paranaíba é resultado de anos de descaso. O despejo de esgoto sem tratamento é o principalmente exemplo. A Copasa, responsável por solucionar o problema vem sendo questionada na Justiça. O Ministério Público ajuizou ação civil pública contra a Companhia pelo descumprimento do contrato com a Prefeitura.

A população patense, que há sete anos vem pagando pela Taxa de Esgoto e continua vendo o Rio Paranaíba sendo poluído, espera por uma solução para o problema.

Autor: Maurício Rocha