Radares fixos da BR365 em Patos de Minas são retirados, inclusive o da Curva da Morte

Os equipamentos que desestimulam as altas velocidades foram retirados.

publicado em 04/09/2019, por Farley Rocha


Inclusive o radar da temida curva da morte foi desinstalado.

Reportagem atualizada às 15h23 desta quarta-feira (04) para acrescentar o posicionamento do DNIT

Os motoristas que forem trafegar pela BR365 entre Patos de Minas e Varjão de Minas não contarão mais com a fiscalização de alguns radares fixos. Os equipamentos que desestimulam as altas velocidades foram retirados. Até o radar da temida Curva da Morte, a cerca de 7 quilômetros da entrada da Capital do Milho, foi retirado.

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A retirada está sendo feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT. Os dois primeiros desinstalados foram os existentes próximo ao entrocamento com a MGC354 e o da curva da morte, local com alto índice de acidentes, onde algumas vidas foram ceifadas. A retirada começou na terça-feira (03).

O Presidente Jair Bolsonaro havia decretado que iria realmente suspender os radares nas rodovias federais, no entanto, em entrevista, disse que apenas os equipamentos móveis seriam inutilizados, apesar de o documento ter determinado a suspensão do uso dos radares "estáticos, móveis e portáteis".

O Patos Hoje entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal para conseguir algum posicionamento, no entanto recebemos a reposta de que a instituição não irá se manifestar a respeito do assunto, informando que o tema será tratado mesmo pelo DNIT. A própria PRF já flagrou motoristas transitando a mais de 200km/h na BR365.

No último sábado (31), um motorista morreu e outras pessoas ficaram feridas após uma colisão violenta na BR365, próximo a Patrocínio. A suspeita é de que o motorista causador do acidente, que não foi localizado na hora da batida, estivesse em alta velocidade. Os veículos se incendiaram e ficaram destruídos.

De acordo com informações do DNIT, “os 11 equipamentos estão sendo retirados da BR-365/MG na altura de Patos de Minas porque o contrato que os mantinha terminou. Em acordo homologado pela Justiça Federal no final de julho, o DNIT se comprometeu a instalar cerca de 1.140 radares, conforme lista anexa.

O DNIT está cumprindo o acordo judicial. Há equipamentos cujos projetos estão em fase de aprovação, há outros equipamentos já instalados e há equipamentos instalados e em operação. Em função da dinâmica do processo de instalação dos equipamentos, ainda não temos esse balanço fechado”.

Confira a Lista!

Imagens atualizado em 04/09/2019 • 18 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 04/09/2019
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137 comentários

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  • Wilson | 5 meses, 2 semanas atrás

    Cerca de 37 mil pessoas morrem no trânsito brasileiro anualmente. Até 2020, o governo brasileiro tem a meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito brasileiro em relação a 2010 --quando houve quase 43 mil casos. Nós precisamos manter uma fiscalização eletrônica, não há outra maneira conhecida na humanidade de controlar a velocidade --e quase a metade das mortes nas rodovias tem relação direta com a velocidade." O dinheiro arrecadado com as multas no país tem carimbo: vai para o Funset (Fundo Nacional de Educação e Segurança no Trânsito), mas que não chega a ser aplicado como deveria por causa de contingenciamentos a vem sendo submetido o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). No Brasil, o dinheiro das multas é recolhido e convertido pelo Dnit em sinalização, engenharia de tráfego e programas de educação de trânsito. Não há remuneração pela quantidade de multas aplicadas. "É um discurso demagógico dizer que há uma indústria da multa. O radar é uma maneira de penalizar a conduta de alguém que demonstra que não consegue pensar no outro, que anda a 140 km/h. O presidente não devia pensar como caminhoneiro. O controle da velocidade nas estradas. "É uma das principais medidas para combater a violência no trânsito, em um país que mata uma pessoa a cada 15 minutos. A não fiscalização do limite de velocidade fere a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), que sugere a redução e controle de velocidade como forma de reduzir o número de acidentes fatais e feridos graves. Os radares móveis são colocados de forma aleatória nas estradas, para pegar os motoristas desprevenidos, não podemos confundir com com radares fixo. Existe uma regra, uma metodologia e critérios para esses equipamentos serem montados. Como especialista na área, observo que o presidente Bolsonaro faz declarações populistas sem o menor amparo técnico, estudo especifico, deixando todos os profissionais temerosos, porque, provavelmente, a quantidade de acidentes vai aumentar. Quando falamos de um fluxo de via rápida, como é o caso de uma rodovia, quanto maior a velocidade, os acidentes tendem a ser cada vez mais frequentes e graves. A consequência disso são vidas perdidas.

    9 2 Responder

    [email protected] - 5 meses, 2 semanas atrás

    Quanto é pago para as empresas que instalam e fazem a manutenção desses radares??????

    0 4

  • Forasteiro | 5 meses, 2 semanas atrás

    Então vamos aos fatos este se disse da nova política este tão de bozo so que ele mama as nossas custas a 33 anos ..indica filho pra embaixador..liberar emendar parlamentar para compro de voto da reforma da previdência ..criar ministério para comprar apoio político ..fala que e aposentado com um salário mínimo e privilegiado olha que ele aposentou com 33 mil com 28 anos de idade..Trocar chefia da Polícia Federal intervindo para nao colocar a mão nos Queiroz da vida ..Acabar com o mais médico sem arrumar outros no lugar .falastao ai sair com nada não faz ..Ai tal do moro pra investigar so investigar quem as vez lhe convém ..Tá achando que tem ladrão so na esquerda ..Ai este tal de bozo se disse cristão conservador pra enganar parte da população sem instrução ..conservador não faz matrimônio 3 vez não kkkkk. .tá de coreto

    8 6 Responder

  • Tym Maia | 5 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns presidente. Se as instituições que defendem a nessecidade de ter esses equipamentos quiserem ter salários dignos e em dias, que trabalhem, mas trabalhem honestamente...

    7 12 Responder

  • O atirador | 5 meses, 2 semanas atrás

    Início do fim da indústria de multas

    9 12 Responder

  • Luis | 5 meses, 2 semanas atrás

    Amanhã, tem acidente lá...se não for os radares nesses locais os motoristas não respeitam !!! Um retrocesso esse tipo de decisão.

    19 7 Responder

  • uai | 5 meses, 2 semanas atrás

    Eu concordo que precisa de radar mesmo, mas esses de 60 em rodovia eu já acho palhaçada e sacanagem, ja vi até em rodovia com a velocidade permitida de 80km e do nada vem um radar de 60, esses sim causam acidentes, mas se fosse padrão todos eles de 80 aí sim o objetivo de evitar acidentes seria cumprido. Andar igual lesma também causa acidente

    14 9 Responder

  • Dinheiro acima da vida? | 5 meses, 2 semanas atrás

    Se você não valoriza sua vida nem a dos outros, anda igual louco, é imprudente. O problema não é a falta de radares, o problema é você

    19 7 Responder

  • Marc | 5 meses, 2 semanas atrás

    Deixa o povo morrer neh, ou levar prejuízo, da nada não. Grande parte dos motoristas nunca vão parar de ser imprudentes. NUNCA.

    13 0 Responder

  • Seu moita | 5 meses, 2 semanas atrás

    Bolsonaro falastrão está sendo a maior decepção política de todos os tempos. Defendeu corrupção zero, todavia está sendo permissivo e conivente, com Rodrigo Maia, Alcolumbre, Raquel Dodge, Gilmar Mendes. A turma do centrão está se dando bem. Inclusive Aécio Neves vai bem, obrigado! Pra os mais céticos, fica a pergunta, pq até hj ainda não sabemos quem será o próximo PGR? Pq tanta demora? O falastrão não é muito de fazer segredo? Pq o Sergio Moro não teve/tem a autonomia prometida em tempos de campanha? Tem muita coisa estranha neste governo, visto que MPF, Receita Federal e Polícia Federal, todos tem crises internas estruturais, em seus segmentos de comandos gerais. O STF manda e desmanda, com injustiças absurdas e ninguém tem coragem de fazer nada. Dias sombrios ????????

    21 11 Responder

    Honesto - 5 meses, 2 semanas atrás

    O BOZO TA É TIRANDO AUTONOMIA DESSES ÓRGÃOS ,TODA INVESTIGAÇÃO QUE CHEGANDO NELE,NOS FILHOS,NA ESPOSA,NOS ASSOCIADOS E PARCEIROS DE POLÍTICA ELE ESTA MANDANDO O MOURO BARRAR . ATE O DELTAN DALLAGNOl ESTÁ QUESTIONANDO O GRAU DE CORRUPÇÃO DESSE PRESIDENTE FALASTRÃO ,SEM MENCIONAR O FAMOSO QUEIROZ E FAMÍLIA COMO FUNCIONÁRIOS FANTASMAS DA FAMÍLIA BOZO. NEPOTISMO ,CORRUPÇÃO ,LAVAGEM DE DINHEIRO ,PERDA DE ALIANÇAS POLÍTICAS ,CRISE INTERNACIONAL ,ENTRE OUTROS . ESSE MERDA TA PIOR QUE PT POR ISSO NEM DO PRÓPRIO PARTIDO TEM APOIO

    16 12

  • Paulo | 5 meses, 2 semanas atrás

    Mais uma obra do cidadão de bem, respeitador das leis de trânsito que acumula 41 pontos na CNH. Do defensor da família que já está no terceiro casamento, e tem filhos com três ou quatro mulheres diferentes. Do Cristão que aplaude torturadores de todo o mundo e defende a tortura e morte de todos que não pensam igual a ele. Do grande líder que está conseguindo jogar no lixo a imagem do Brasil e do brasileiro mundo afora. Pior, é constatar que muita gente bem intencionada, e realmente do bem, apoia cegamente os absurdos ditos e praticados por este cidadão sem cultura, sem compaixão, sem educação..... Sem qualidades. Tristes tempos em que vivemos. Se existe um anticristo, estamos diante dele. Figura equiparável aos maiores tiranos da história.

    24 13 Responder

    [email protected] - 5 meses, 2 semanas atrás

    Você está falando do Lula ou da Dilma???

    15 18

    Dário - 5 meses, 2 semanas atrás

    Quer que desenha seu Babuíno? O cara tá fala é do capeta!

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    Forasteiro - 5 meses, 2 semanas atrás

    Presidente que indica fikho pra embaixador sem qualificação técnica vai esperar o que dele...Este homi disse que ia combater a velha política ...Então vamos liberação de emenda em trocar de voto para aprovação da previdência ...Criacaode ministérios para comprar apoio político ..

    5 3

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