A Nidera é uma empresa multinacional situada no Bairro Cristo Redentor.

Reportagem atualizada às 18h01 desta quarta-feira (29) para inserir o posicionamento da Syngenta

Patos de Minas teve a notícia de uma triste perda nesta quarta-feira (29). A Nidera, empresa multinacional situada no Bairro Cristo Redentor, vai encerrar as atividades na cidade. Dezenas de funcionários já foram dispensados. O objetivo é interromper totalmente o serviço até dezembro. Uma empresa de segurança de São Paulo já foi contratada para fazer a guarda dos equipamentos modernos e da estrutura gigante.

O Patos Hoje esteve na empresa para verificar a informação e constatou que realmente não há mais atividades no local. Uma fita zebrada foi afixada à frente da empresa. Em conversa com funcionários terceirizados, eles confirmaram o encerramento. Sem permissão para conceder entrevista, eles disseram que diretores fizeram uma reunião com os funcionários e explicaram o encerramento das atividades.

O fechamento deve acontecer em três etapas. Nesta primeira, cerca de 70 profissionais foram demitidos. Em setembro, haverá mais um corte e em dezembro a dispensa final. Eles informaram que a Nidera havia sido adquirida há cerca de 6 meses pela também multinacional Syngenta, a qual decidiu encerrar as atividades nesta unidade e em outras três. “Pode ser que ela decida fechar outras unidades”, disseram.

Os funcionários com os quais conversamos estavam desolados. “Os salários são bons e os benefícios também, como o plano de saúde”, lamentaram. Terceirizados que também perderão o serviço estavam da mesma forma muito tristes. “Nosso sonho era trabalhar na empresa”, contaram. Eles informaram que a estrutura possui cerca de 13 mil m² e há no local equipamentos de alta tecnologia. O encerramento das atividades deve impactar indiretamente outros profissionais que prestavam serviço para a Nidera.

Nota Syngenta : A Syngenta informa que as atividades na unidade de Patos de Minas (MG) serão encerradas e que parte dos empregados será transferida para outras localidades. Os motivos-chave que culminaram em tal decisão foi a identificação de sobreposição de operações no estado de Minas Gerais, bem como a priorização de nosso investimento futuro em operações mais modernas, que estão mais próximas aos nossos clientes e às zonas de produção agrícola, importantes para soja e milho, e que se adequam melhor aos planos da empresa no que se refere a operações alinhadas aos mais altos padrões de segurança para colaboradores e meio ambiente.

A empresa

Em 1920, foi fundada na Holanda uma empresa com nome de Nidera. O significado do nome remete aos países em que realizavam negócios: Holanda (Nederlands), Índia, Alemanha (Deutschland), Inglaterra (England), Rússia e Argentina. Hoje está presente em mais de 20 países.

Em 1930, uma parte da família mudou-se para Argentina e inauguram a Nidera S.A., em Buenos Aires. A emEm 1930, uma parte da família mudou-se para Argentina e inauguram a Nidera S.A., em Buenos Aires. A empresa também abriu escritório no Uruguai em meados da década de 30. Em 1950 passou a fazer negócios com o Brasil e na década de 60 a empresa estabeleceu seu primeiro escritório no país. Em 1980, a Nidera adquiriu as operações da Brasil Óleo de Mamona (BOM), empresa sediada no estado da Bahia.

Em 2005, a Nidera adquiriu, no Brasil, as operações de sementes de uma multinacional alemã do setor agroindustrial. Nascia ali a Nidera Sementes, com altos investimentos em pesquisa genética para o mercado do país. Rapidamente, assumiu posição de destaque no mercado de soja nacional e vem ajudando o produtor brasileiro a mudar o rumo do plantio de soja no país, ofertando cultivares de alto potencial produtivo aliado à precocidade, fator preponderante para o crescimento das áreas de milho safrinha no Brasil Central.

Três anos mais tarde, o aquecimento das exportações brasileiras de grãos faz a Nidera investir em sua unidade de negócios para originação e comercialização de grãos e sementes oleaginosas, chamada Nidera Brasil Grain and Oil (BG&O), a trading que mais cresce no país. Completando a cadeia produtiva, em 2010, a empresa criou uma nova unidade de negócios focada em Nutrientes e Proteção de Cultivos, a Nidera NPC. Da semente ao grão, a Nidera está presente em toda a cadeia do agronegócio.

Em abril de 2017, a Nidera  tornou-se oficialmente membro da COFCO International, a nova empresa global que surge da conjunção de forças entre Nidera e COFCO Agri. A COFCO international representa o nascimento de uma plataforma integrada mundial sendo um marco para empresa.  Em 2018 nossa jornada foi ampliada e a divisão de sementes de milho e soja foi adquirida pela empresa Syngenta.