Os manifestantes vão sair em passeata pelo centro da cidade.

A Greve Geral proposta por movimentos sociais e centrais sindicais para a próxima sexta-feira (28) terá a adesão de diversas categorias em Patos de Minas. Além de promover manifestações, em alguns casos, os trabalhadores vão interromper as atividades durante todo o dia em protesto contra as reformas propostas pelo Governo Federal.

O principal alvo das manifestações será a Reforma da Previdência. A proposta apresentada pelo Governo Federal não tem agradado as centrais sindicais. Tempo maior de contribuição e da idade mínima para a aposentadoria são pontos que desagradam os trabalhadores. Eles também vão protestar contra a Reforma Trabalhista e contra a chamada Lei da Terceirização, já aprovada no Congresso.

Diversos sindicados em Patos de Minas já anunciaram que vão aderir à Greve Geral. O Sindicato dos Bancários está produzindo material informativo para ser distribuído entre a população. Os profissionais do setor vão fazer panfletagem logo pela manhã e depois seguem para a concentração na Praça do Coreto, a partir das 9h da manhã do dia 28.

As escolas públicas também vão aderir à Greve Geral. De acordo com o coordenadora regional do SindUTE, Sheila Maria Lucas, todos os professores vão aderir à paralisação e não haverá aulas na rede estadual. Segunda ela, educadores de escolas da região também irão participar da greve geral nesta sexta-feira (28). Além deles, os servidores públicos municipais devem reforçar o protesto.

Sindicatos de trabalhadores de outras categorias também estão sendo mobilizados para participarem da Greve Geral e da manifestação no centro de Patos de Minas. Carros de som vão circular pela cidade convocando os trabalhadores a partir desta quarta-feira (26) e informando sobre as reformas propostas pelo Governo, que segundo os sindicalistas causam muitos prejuízos a todos os trabalhadores.

Após a concentração na Praça do Coreto, a partir das 9h da manhã desta sexta-feira (28), os trabalhadores vão sair em passeata pelo centro da cidade.

Autor: Maurício Rocha