O Ipês Rosas são os primeiros a aparecerem.

Uma vez por ano, os Ipês nos brindam com sua bela florada. É característico desta árvore símbolo do país surgir mais bela exatamente na época mais seca, em que geralmente outras espécies estão sofrendo pela escassez de chuvas. O Ipês Rosas são os primeiros a aparecerem.

Em Patos de Minas, os Ipês estão por toda a parte. Na avenida Getúlio Vargas, a mais charmosa de todas as vias de Patos de Minas, os enormes jardins estão mais coloridos com a presença deles. Em frente à Escola Marcolino de Barros, três Ipês Rosas plantados lado a lado encantam os frequentadores da praça.

Os Ipês Rosas têm como característica, além da bela florada, o crescimento rápido. Esta espécie pode chegar a 2,5m de altura em apenas dois anos e nessa idade já começa a florir. Na fase adulta pode alcançar 30 metros de altura. O Ipê Rosa é muito usado para recuperar áreas degradadas. Além disso, estudiosos afirmam que as cascas usadas no preparo de chás servem como cicatrizante e no combate a inflamações tumores e alergias.

E quem gosta de observar a beleza dos Ipês esta é a época ideal. A florada desta árvore geralmente começa no mês de junho e vai até setembro. Os Ipês Rosas são os primeiros a mostrarem suas flores, mas ainda têm os Ipês Roxos, os Ipês Brancos e os Ipês Amarelos que são símbolo nacional e protegidos por lei.