349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 17/07/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Famílias protestam e cobram transparência na distribuição das casas do Residencial Pizolato

Entretanto, na semana passada, essa lista sofreu uma redução bastante considerável.

Apenas 2.100 nomes apareceram na nova chamada.

A semana começou com protesto em frente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Patos de Minas. Candidatos às residências do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, que ficaram fora do sorteio, se mobilizaram para cobrar maior transparência na distribuição das unidades habitacionais.

No início do ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social divulgou uma lista com cerca de 3.400 nomes de pessoas aptas a serem contempladas com as 800 moradias oferecidas nesta segunda etapa do programa no município. Entretanto, na semana passada, essa lista sofreu uma redução bastante considerável. Apenas 2.100 nomes apareceram na nova chamada.

Famílias que foram retiradas do sorteio não gostaram nenhum pouco e muitos passaram a questionar os critérios de avaliação do órgão. No início da tarde desta segunda-feira (17), os candidatos que tiveram seus nomes excluídos da lista se reuniram em frente à Secretaria para cobrar esclarecimentos.

Segundo Jéssica Lopes, idealizadora do movimento, as pessoas tem o direito de saber como funciona o método de distribuição dos nomes aptos a receberam as casas. “Disseram que iam fazer visitas, no entanto não houve. Nós merecemos saber qual foi a forma de avaliação para que algumas pessoas fossem contempladas e outras não”, disse.

Os candidatos também alegam que até pessoas de outras cidades como Presidente Olegário e Uberlândia foram contempladas. Eles cobram apoio do poder público. “Nós procuramos vários vereadores da cidade e nenhum deles se prontificou a nos apoiar. Uns disseram que estavam pra roça, outro disse que estava em Belo Horizonte e outros nem atenderam o telefone”, reclamou Jéssica.

Fora da lista do sorteio ficaram pessoas como o Senhor Osmar, de 54 anos. Ele disse que foi retirado de casa pelo poder público em 2011, com a promessa de que ganharia uma nova moradia. “Eu não pagava aluguel, morava no Bairro Santa Luzia e eles foram à minha casa e exigiram que eu a demolisse. Disseram que a qualquer momento ela podia cair e me matar. Eu derrubei minha casa e desde 2011 estou esperando receber a moradia que me foi prometida. De lá pra cá passaram três prefeitos e nenhum olhou pra mim”, reclamou Osmar.

O secretário municipal de desenvolvimento social, Eurípedes Donizete, afirmou que é lista é muito transparente. Segundo ele, a seleção das 2.100 famílias que vão para o sorteio das 800 casas foi feita com base nos critérios do Programa Minha Casa, Minha Vida. Com relação às denuncias de que existem na lista pessoas que não necessitam das casas, o secretário afirmou que as informações prestadas terão que ser comprovadas.

O sorteio das 800 moradias do Residencial Pizolota acontece nesta terça-feira (18), a partir das 14h no Paiolão do Parque de Exposições. 

Imagens atualizado em 17/07/2017 • 11 fotos

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 17/07/2017
Compartilhe:

43 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Será? | 4 meses, 1 semana atrás

    Será q só os q estão na lista q tem casas já? tô começando achar q estes q foram protestar ontem q tem casas e a renda alta e foi alterada e n conseguiram provar, aí fica querendo derrubar os outros, pq é tanta gente dizendo q conhece as pessoas da lista q parece ser mentira, se foram excluídos tem caroço nesse angú! Atoa n ia excluírem eles n viu! mais uma coisa é certa vão corrigir a lista e atualizar e os nomes serão reduzidos ainda mais tirando os repetidos e n colocarão mais nomes melhor pra qm tá na lista já! printa e me conta depois viu RETARDADOS!

    1 1 Responder

  • lila | 4 meses, 1 semana atrás

    Realmente a gente ve muito comentário sobre estas casas populares,mas eles nunca fala nomes, se falasse eu mesma ia no ministério público, realmente, na minha opinião tem muita gente que precisa realmente e não ganha.ninguém fiscaliza nada não. o povo ganha, vende, aluga.eu mesma ja vi vários comentários, gente que tem até empresa, tira do nome para ganhar casa no quebec,no facebook mesmo tinha comentários de gente oferecendo para vender casas no Quebec. Essas pessoas realmente precisa?.Se a caixa não aprovou, então diga a pessoa, porque não aprovou, eu ja fui la para ver porque não sai para mim, cada funcionário te fala uma coisa, e tal chefe voce nunca acha, ta em reunião, de férias e por ai.

    6 0 Responder

  • Bruna Ferreira | 4 meses, 1 semana atrás

    Agora as famílias que não ganharam estão atrapalhando quem precisa e está na lista.

    4 5 Responder

  • Pierry | 4 meses, 1 semana atrás

    BORA...... TODOS PRO PARQUE. Deixa não gente. Temos direito de saber. Pra ficar o dia todo naquela fila, debaixo do sol e ficar na espera pra depois simplesmente ser retirado sem saber o motivo. Muita raiva. Por isso eu não votei nas eleições passada. VAMOS TODOS PRO PARQUE............ NÃO PODEMOS DEIXAR BARATO. Cade eles pra pelo menos se explicar na mídia.........

    14 1 Responder

  • Observador | 4 meses, 1 semana atrás

    Tem uma pessoa que só fica curtindo o negativo, vai trabalhar servidor publico, ao invés de ficar negativando os comentários de pessoas que realmente precisa. Servidor publico não, CABIDE DE EMPREGOOOOOOOOOOOOOOOOO

    8 4 Responder

  • Águia | 4 meses, 1 semana atrás

    Olha acho que não pode ter esse sorteio sem ter uma explicação a todos nem visita teve sai dano casa pra quem já tem nem olharao isso direito tem muita gente ai que precisa de verdade de um lar para seus filhos ha essa lista que saiu tem um monte de gente que tem casa cadê o povo pra fazer a tal denúncias que ação social pedi agora vamos ver se eles vão averiguar acho isso uma injustiça com os povo que precisa de verdade nosso Brasil ta lascado agora mais essa ter casa quem já tem que mundo meu deus que nos tamos por favor ação social da uma olhada por favor tem muita gente ai que tem casa e não precisa da oportunidades pra essas mães que precisa de verdade de um lar para seus filhos

    12 1 Responder

  • Eric. | 4 meses, 1 semana atrás

    Realmente é possível que haja injustiça nesta lista. A união faz o açúcar, claro, mas o assunto é muito sério e exige que não se dispersem, separem. Também fico revoltado. Cobrem um "pente fino", algo muito sério para que estas casas realmente sejam entregues a quem realmente merece. Não devem estar seguros com averiguação do pessoal da ação social. Estas pessoas são da cidade e conhecem muita gente, podem estar fazendo gracinha pra elas, lógico. No meu conceito, "uma turma de amadores".

    5 2 Responder

  • Regis Fellipe | 4 meses, 1 semana atrás

    Quando foram fazer o sorteio das casas da cohab do bairro Sebastião Amorim estas aqui próximo ao campo de futebol teve pessoas contempladas que já tinha imóveis no nome inclusive a empregada doméstica da assistente social da época não tem nada de transparência

    9 1 Responder

  • Taty | 4 meses, 1 semana atrás

    Isso é muito injusto o meu nome não saiu em nenhuma das lista,e eu levei todos os documentos certos e eles dizeram que estava tudo correto que era só esperar, tenho um filho moro de favor porque minhas condições nao da nem pra pagar aluguel e nem saiu meu nome como isso funciona então ?? Tô entende isso não UE. Tem gente que ganha e nem quer saber da casa pensa em outros interesse. indignada com tudo isso!

    9 1 Responder

  • Justa | 4 meses, 1 semana atrás

    Eu conheço pelo menos 3 pessoas desta lista que tem casa própria e está nesta lista... estes critérios são bem questionáveis... tem nomes na lista que nem sobrenome tem

    9 1 Responder

carregar mais comentários