O Patos Hoje voltou até a casa de Lorena Cristina Leal, 19 anos, mãe de três filhos e grávida, para conferir como estava a família que havia pedido ajuda da população. Filha, mãe e avó agradeceram as doações e também as diversas críticas que receberam. Eles mostraram um pouco das contribuições e salientaram que espera apoio para encontrar emprego após passar o resguardo de Lorena.

Voltando à casa humilde na tarde dessa sexta-feira (22), a reportagem encontrou além de Lorena e os 3 filhos (Pedro Júnio de 1 ano e 8 meses, Cristian de 2 anos e Derrik de 5 anos), a mãe dela, Pauliane Leal Santos, e a avó Maria Aparecida Leal. Algumas das crianças estavam dormindo onde havia um pouco das doações.

Em conversa com Lorena, ela informou que a tarifa de água foi paga e que recebeu outras doações. Um médico que preferiu não se identificar doou uma caixa com bolachas, brinquedos e roupas. Na geladeira, que estava vazia antes da reportagem, praticamente não cabiam mais alimentos. Sucos, refrigerantes, carnes e verduras abasteciam o eletrodoméstico.

E uma cena comoveu. O garotinho Cristian, mostrando toda sua pureza e sem entender a situação difícil que a família enfrenta, fez questão de me oferecer um pouco do seu refrigerante. Pauliane, mãe de Lorena, também agradeceu toda a ajuda e as críticas que recebeu principalmente pela falta de planejamento familiar. “Camisinha a gente tem muito. A Prefeitura doa, mas quando Deus envia, nós não podemos abandonar”, se defendeu apontando para a barriga da filha, o que revelou também a falta de instrução.

Lorena não quis falar sobre os pais dos filhos, mas a avó Maria Aparecida fez questão de dizer que os dois estão presos no Presídio Sebastião Satiro e não há muito o que buscar deles. Ela salientou que já passou por muitas dificuldades na vida, mas que prefere pedir do que sair pegando coisa dos outros. Quando questionados sobre se arrependem de algo, elas falaram que não e voltaram a agradecer críticas.

Com relação à gestação de Lorena, ela disse que havia ido ao posto e, juntamente com a assistente de saúde, ouvido dois coraçõezinhos, o que indicaria gêmeos. No entanto, ela destacou que o ultrassom só será feito na segunda-feira (25), quando será comprovada a situação. Ela informou que após a reportagem membros da equipe de saúde e assistência social fizeram uma visita à família.

Pauliane que também é mãe de recém-nascido aproveitou para pedir ajuda para conseguir receber uma pensão do pai da criança. “A creche ainda não pega [ele], mas assim que puder quero encontrar um emprego”, disse. Ela e Lorena trabalham como doméstica. Quem puder ajudar a família de alguma forma pode entrar em contato pelo telefone 9 9827-7364 ou pode ir conhecer a história deles na Rua Jorcenia Silva Dias, 534, Coração Eucarístico. “Hoje a gente está nessa situação, mas amanhã a gente pode estar melhor”, disseram com esperança.