Faculdades devem apresentar plano de retorno para retomar aulas presenciais a partir de 19/10

Instituições que optarem pela volta ao ensino convencional devem apresentar o plano de retorno, ou seja, como será essa retomada gradual

publicado em 08/10/2020, por Farley Rocha


A nova reunião foi na tarde desta quarta-feira.

Em nova reunião com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, na tarde dessa quarta-feira (07), representantes de instituições do ensino superior de Patos de Minas voltaram a debater o retorno das aulas presenciais. Ficou acertada a retomada escalonada, e a previsão é que isso ocorra a partir de 19 de outubro. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 apresentou o protocolo sanitário específico a ser seguido pelas faculdades, documento esse que considera o cenário local e baseia-se também em recomendações de segurança dos governos estadual e federal.

As instituições que optarem pela volta ao ensino convencional devem apresentar o plano de retorno, ou seja, como essa retomada gradual será organizada. O documento será avaliado e validado pelo comitê local. Coordenador desse grupo de trabalho, Célio Adriano Lopes explica: “Desde que estejamos na onda amarela do Minas Consciente, as faculdades poderão receber os primeiros alunos no dia 19 deste mês. Aquelas que oferecem graduação pela manhã, por exemplo, voltam apenas com esses cursos. No dia 26 regressa parte dos cursos noturnos, e assim gradativamente a cada sete dias”.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Ainda que a faculdade onde estuda decida oferecer aulas presenciais, o aluno tem a opção de permanecer no modelo remoto. O protocolo elaborado para o setor prevê atividades laborais ou de ensino a distância para servidor, colaborador e estudante com mais de 60 anos de idade, portador de doenças crônicas (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares ou pulmonares, diabetes, deficiência imunológica e obesidade mórbida), em tratamento com imunossupressores ou oncológico, gestante e lactante. Responsáveis por cuidar de pessoa com suspeita ou confirmação de Covid-19 ou de vulnerável também estão nessa lista.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Finom permanecem com a decisão de seguir o ensino a distância até, pelo menos, o fim deste ano. 

Onda – Segundo classificação mais recente do Minas Consciente, a microrregião de Patos de Minas continuará na onda amarela do programa até o próximo dia 16. A fase a ser seguida no período de 17 a 23 de outubro – no qual se daria o início da retomada gradual das aulas presenciais no ensino superior – será definida na próxima quarta-feira (14), quando ocorre reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo estadual. Lembra-se que, na etapa intermediária do plano, estão liberadas aulas convencionais de pós-graduação.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 08/10/2020
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • luciano | 2 semanas, 4 dias atrás

    Estão querendo voltar para não perder alunos e dinheiro...o virus é o mesmo de antes..Voltando agora vão fazer marketing para mostrar trabalho...estes "donos" de faculdades são todos gananciosos, e querem apenas o dinheiro do povo.. que se dane a saúde de alunos e professores.

    1 1 Responder

  • Realidade | 2 semanas, 4 dias atrás

    Só foi começar as campanhas de política , as aulas também tem que voltar .

    3 0 Responder

  • Elena | 2 semanas, 4 dias atrás

    Melhor seria esperar pois só faltam dois meses para acabar olha o tanto de gente morrendo por favor né quantos que vai ter que descer a sepultura para vcs parassem de fazer osso

    7 3 Responder

  • ENFERMAGEM | 2 semanas, 4 dias atrás

    Só querem $$$$$$$$$$$ O Covid 19 é o mesmo de Março... se querem retornarem porque pararam? saiu a vacina??????

    5 3 Responder

  • fernando | 2 semanas, 5 dias atrás

    COMO SE VAI VOLTAR SE A JUSTIÇA MAIOR NAO AUTORIZOU A VOLTA HEN?



    9 4 Responder

  • Topa Urt | 2 semanas, 5 dias atrás

    n volto pra faculdade esse ano e ano q vem nem q a vaca tussa em qto n sair a vacina nd de reunir o gado

    19 2 Responder