É possível ver dezenas de mandis de todos os tamanhos boiando próximos às margens.

O Rio Paranaíba vem sofrendo há anos com a descarga excessiva de esgoto que não teve solução mesmo após a instituição da cobrança da Taxa de Esgoto há cerca de 7 anos. A situação piora nesta época mais seca do ano e afeta principalmente as espécies de peixes que vivem nas águas do rio.

Esta semana, moradores das imediações do Rio Paranaíba, nos fundos do bairro Brasil voltaram a registrar mortandade de peixes. É possível ver dezenas de mandis de todos os tamanhos boiando próximos às margens. O mau cheiro de peixe morto já pode ser sentido de longe.

Segundo moradores, os peixes vistos nas fotos é apenas uma parte da quantidade de mandis que morreram. Muitos foram levados pela correnteza. Existe também a preocupação de a vida no Rio Paranaíba continue morrendo por causa da escassez de chuva e também da poluição causada pela descarga de esgoto.

A mortandade de peixes no Rio Paranaíba tem sido registrada periodicamente nos últimos anos. A explicação é para a falta de oxigênio na água provocada pela poluição. Uma análise mais aprofundada deverá ser feita para identificar a causa da morte dos peixes.

Autor: Maurício Rocha