Três profissionais do Corpo de Bombeiros do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas partiram na manhã desta quinta-feira (31) para a cidade de Brumadinho. Eles vão ajudar no resgate das dezenas de vítimas que ainda continuam desaparecidas após a tragédia do rompimento de uma barragem da Vale. Com força, conhecimento e muita vontade, eles esperam somar com as centenas de profissionais que já trabalham no local do desastre.

A viagem começou por volta das 9h00. O Sargento Cláudio, o Sargento Melo e a Soldado Adryelle são os profissionais de Patos de Minas que seguiram para Brumadinho. Além de levar a ajuda no trabalho de resgate, vão levar também um pouco da solidariedade dos patenses. Sargento Cláudio Marques Trindade informou que vai trabalhar no revezamento das equipes, já que é um trabalho de muita paciência. O posto de comando é que deve decidir qual será a atividade que será desempenhada. “A magnitude dessa tragédia é muito maior do que as outras”, destacou.

O Sargento Melo que já esteve no trabalho de resgate em Mariana/MG explicou a diferença entre as duas ocorrências. Ele informou que apesar de a área atingida no desastre de Mariana ter sido maior, o número de vítimas foi muito inferior à de Brumadinho, o que faz com este trabalho seja ainda mais difícil e extenuante. Com 10 anos de bombeiros, ele contou que tem diversos cursos em mergulho, combate a incêndio, busca, resgate e salvamentos em diversas ocorrências e que vai levar esse conhecimento para tentar ajudar no resgate.

A Soldado Adryelle Ribeiro Severo é a patense que completa a equipe. Chegando aos seus 5 anos de Bombeiros no próximo domingo, ela contou que não tem tanta experiência como os colegas, mas vai procurar ajudar no trabalho muito cansativo de resgate às dezenas de vítimas e levar apoio às famílias. Os bombeiros salientaram que o trabalho tende a ficar cada dia mais complicado porque a lama está secando e o mau cheiro está muito forte, dificultando as atividades no solo.

Os bombeiros de Patos de Minas se unem a 4 outros de Uberlândia e mais 3 de Uberaba. O encontro das equipes da região acontecerá na BR262, de onde seguem em comboio até Brumadinho. Eles trabalharão no local da tragédia por 1 semana. Até o momento, são 99 pessoas mortas, sendo 57 identificadas, e mais 259 pessoas desaparecidas. Nestes sete dias de trabalho, 393 foram localizados e há 176 desalojadas no município.