O volume de chuva que caiu nos últimos dias fez com que o nível dos mananciais da região subissem muito acima do normal. Além de causar prejuízos e desalojamentos na cidade, na zona rural de Patos de Minas, diversos prejuízos já foram verificados. Plantações foram prejudicadas, animais estão ameaçados e sedes inteiras estão submersas. Ranchos foram inundados e pontes estão alagadas.

A ponte que liga o distrito de Pilar à cidade de Lagamar foi completamente tomada pela água do Rio Paranaíba. Esta foi a primeira ponte do Rio Paranaíba na região de Patos de Minas a ser alagada. Na região de Capão das Canoas, no município de Lagoa Formosa, imagens aéreas mostram barracões e sedes debaixo d´água. Os moradores estão ficando desalojados e muito do que foi plantado se perdeu.

No distrito de Major Porto, as águas transbordaram e estradas que margeiam os mananciais foram alagadas. Residências já foram invadidas pelas águas deixando famílias desalojadas. Há outras residências ameaçadas na comunidade. Fazendas também ficaram submersas, com galpões e currais também tomados pelas águas.

No distrito de Bonsucesso, as águas do Rio Abaeté encostaram na parte inferior da ponte. As estradas estão em condições precárias e o trânsito na região está muito difícil. Os moradores enfrentam problemas para saírem de casa. Na região de Areado, moradores relatam deslizamentos de terra em diversos pontos. A estrada que liga o distrito a Varjão de Minas foi interditada para o tráfego de veículos. Segundo Nascimento dos Reis Araújo, muitos moradores estão ilhados, sem ter como saírem.

Na comunidade de Firmes, nas região do Distrito de Pindaíbas, caminhões e carros estão tendo que ser arrastados por trator. As estradas não oferecem a menor condição de tráfego. Na estrada do Tijuqueiro, próximo a Pindaíbas, a água do córrego transbordou levando parte da via, causando uma grande obstrução. Não há como passar pelo local.