Reportagem atualizada às 19h21 desta quarta-feira (03)

O Governador Romeu Zema anunciou na tarde desta quarta-feira (03) que medidas restritivas ainda mais rigorosas deverão ser seguidas pelas Regiões de Patos de Minas e de Uberlândia. As medidas valem por 15 dias e deverão ser adotadas de forma obrigatória. A Onda Roxa do Minas Consciente foi criada para impor essas medidas mais rígidas. Todos os municípios das Macrorregiões do Triângulo Norte e Noroeste deverão seguir as determinações do estado.

Romeu Zema destacou a preservação de vidas e que o sistema de saúde dessas regiões entrou em colapso, fazendo com que vários municípios tivessem que transferir pacientes para outras regiões. O governador argumentou que a gravidade do momento foi devido às festas de final de ano e mutações do coronavírus que têm se propagado de forma mais rápida. Segundo ele, esse aumento vem acontecendo no país inteiro.

De acordo com o governador, não há mais forma de ampliar os leitos públicos no estado. Ele destacou que os profissionais de saúde estão exaustos e não há mais médicos disponíveis para se contratar. Zema elogiou a forma com que Minas Gerais enfrentou a pandemia, argumentando que não houve desassistência de pacientes Covid-19. A ocupação da rede hospitalar em todo o estado de Minas Gerais está em 73% da capacidade.

O Secretário Estadual de Saúde disse que os serviços essenciais poderão funcionar com protocolos mais rígidos, haverá proibição de deslocamento, previsão de barreiras sanitárias, toque de recolher das 20h00 às 5h00, proibição de eventos públicos e particulares, inclusive para pessoas de uma mesma família que não coabitam um mesmo imóvel, e os transportes públicos deverão funcionar apenas para deslocamentos de pessoas que irão para atividades essenciais.

De acordo com a Agência Minas, na Onda Roxa, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais em Minas:

•          Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);

•          Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);

•          Bancos e seguros;

•          Transporte público;

•          Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;

•          Manutenção de equipamentos e veículos;

•          Construção civil;

•          Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);

•          Lavanderias;

•          Imprensa;

•          Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

•          Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

Protocolos

Conforme a decisão, as atividades essenciais na onda roxa deverão seguir rigorosamente os protocolos sanitários disponíveis no plano Minas Consciente. Os serviços não essenciais poderão funcionar sem atendimento ao público, em sistema de delivery e venda on-line, respeitando o limite de horário do toque de recolher. As pessoas que estiverem deslocando para o trabalho, em serviços essenciais, deverão portar carteira de trabalho ou funcional ou crachá ou contrato de trabalho ou qualquer outro documento idôneo que justifique o vínculo profissional.

A comprovação para outros deslocamentos não essenciais se dará através de documento de identidade oficial com foto e autodeclaração para deslocamento durante a quarentena, que não precisa ser impressa. O comprovante poderá ser apresentado pelo celular, ou por qualquer equipamento eletrônico que se conecte à internet, para confirmar a necessidade do deslocamento.

Fiscalização

A fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em conjunto com os municípios envolvidos. As gestões municipais deverão, através de seus órgãos de segurança pública, trânsito e/ou fiscalização, atuar de forma conjunta, visando ao cumprimento das medidas postas.