As aulas funcionam em um Centro Educacional na Rua José Agostino Braga s/nº, Bairro Guanabara.

A educação é o caminho mais provável para o sucesso e, sabendo que algo importante devia ser feito, voluntários se uniram em Patos de Minas para oferecer conhecimentos de forma gratuita. Os estudantes que não têm condições de arcar com cursinhos preparatórios têm todos os dias aulas nas mais diversas disciplinas exigidas pelos processos seletivos. O projeto que é aberto ao público em geral ganhou o nome de Comunidade Capacitada.

O Patos Hoje visitou na noite dessa quinta-feira (08) o projeto e viu estudantes compenetrados na aula de português. A professora voluntária Edilane Mundim lecionava para os futuros candidatos do Enem conteúdos importantes para o processo seletivo. O aluno Lucas Alves, que trabalha com cobrança em um Call Center de Patos de Minas, é um dos alunos. Aprovado nos primeiros lugares para o curso de Educação Física, infelizmente não conseguiu pagar as mensalidades. Ele vai continuar estudando para fazer o Enem e assim conseguir uma vaga na Universidade Pública pelo ProUni.

O Projeto Comunidade Capacitada foi idealizado pelo engenheiro Victor Flauzino. Ele informou que já lecionou no ensino técnico por 4 anos e estava querendo voltar a dedicar seu tempo a fazer algo importante para a sociedade. “Queria fazer o que precisa ser feito, fazer a diferença. Levar dignidade às pessoas”, destacou. No projeto, ele leciona a disciplina Moral e Ética dos princípios cristãos, o que também vai contribuir com a formação dos estudantes.

Atualmente, o Comunidade Capacitada possui 15 alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio ou já se formaram. Todos os professores de química, física, biologia, geografia, línguas, redação, história e literatura são voluntários. A pedagoga Sônia Aparecida da Silva resolveu abraçar a ideia e está lecionando literatura para os estudantes. Além disso, empresas estão apoiando o projeto oferecendo lanches, por exemplo. Victor explicou que alguns alunos deixaram o projeto, porque não estavam conseguindo arcar com a locomoção.

Victor espera conseguir mais apoio e mais professores voluntários para abrir mais turmas. “Espero também fazer uma mostra de profissões para direcionar os estudantes na melhor escolha dos cursos”, disse. E há vagas para quem deseja fazer o cursinho de forma gratuita. Os interessados podem ligar no (34) 9 9802 4615 -Victor- ou no (34) 9 9210 6029 -Fernanda Mian. As aulas funcionam em um Centro Educacional na Rua José Agostino Braga s/nº, Bairro Guanabara. As pessoas que tiveram mais interesse podem acessar o perfil @comunidadecapacitada no Instagram.