Os trabalhos da Semana Municipal de Meio Ambiente continuam a todo vapor em Patos de Minas. Na manhã desta sexta-feira (03), voluntários e funcionários da Prefeitura Municipal foram até a orla da Lagoa Grande e realizaram um mutirão de limpeza. Nossa reportagem esteve no local e registrou imagens dos trabalhos.

Não precisou muito para que os voluntários encontrassem uma grande quantidade de lixo espalhado por toda a borda da lagoa. Garrafinhas plásticas, bitucas de cigarro e até coco verde. De acordo com o tenente Fernandes, chefe da Defesa Civil, muitas ações estão sendo executadas juntamente com o município, IEF, agentes de endemias entre outros voluntários. Segundo ele, dia de cuidar do Meio Ambiente são todos os dias.


Desde o início da semana, os voluntários já realizaram a limpeza do parque ecológico do Rio Paranaíba, da Lagoinha, realizaram também o plantio de mudas na região da biquinha entre outras ações. Segundo o diretor de fomentos do IEF, Irineu Caixeta, esse trabalho é muito importante uma vez que garante a qualidade dos parques e locais de visitação em Patos de Minas. Além disso, o plantio de mudas é primordial para a saúde do Meio Ambiente de qualquer município.


A Semana Municipal do Meio Ambiente foi criada pela Lei nº 6.693, de 20 de maio de 2013. Idealizada pela Diretoria de Meio Ambiente, a SEMMA tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do município, com ações e atividades realizadas em conjunto com conselhos, entidades, organizações, institutos e escolas, além de campanhas e programação voltadas para o meio ambiente. Toda a comunidade está convidada a participar das atividades.